Como Funciona a Via CTT

 

Receber o correio na ViaCTT

Para começar a receber correio na sai caixa postal eletrónica, deve subscrever as entidades as entidades pretendes depois de concluir o processo de adesão à ViaCTT.

O correio é entregue na caixa postal do destinatário até 24h depois de entregue pela entidade expedidora à ViaCTT.

Os documentos recebidos, são organizados por entidade expedidora e manter-se-ão disponíveis na caixa durante o período mínimo de 2 anos.

A data e hora de entrega do correio na caixa, bem como a data e hora de abertura do mesmo, são registadas e associadas ao documento, passíveis de consulta na caixa postal.

  • Subscrever entidades

    Para passar a receber o correio na ViaCTT deverá proceder à subscrição das entidades pretendidas, introduzindo, para cada entidade, os dados solicitados para o efeito.

    A ViaCTT informará automaticamente cada uma das entidades que subscreveu, não sendo necessário que o utilizador informe a entidade posteriormente.

    Cada subscrição poderá ser cancelada, deixando de receber o correio na ViaCTT.

  • Pagamento

    O utilizador poderá efetuar o pagamento relativo ao documento recebido (Ex: faturas e outros documentos), para as entidades que o disponibilizem pagável na ViaCTT.

    Para o efeito, o utilizador deverá definir uma ou mais contas bancárias na sua caixa postal ViaCTT, permitindo-lhe efetuar pagamentos pontuais ou programá-los à sua conveniência, para que se efetuem automaticamente.

    A ViaCTT disponibilizará na caixa o registo de todas as transações efetuadas, para as quais se poderá obter comprovativo/imprimir.

  • Receber Alertas

    A ViaCTT informa, por email ou SMS, dos eventos ocorridos na caixa postal, nomeadamente, a chegada de novo correio ou os estados dos pagamentos efetuados.

    Para receber alertas deverá atualizar os seus contactos e selecionar os tipos de alertas pretendidos, através do menu Gestão de Alertas.

    Lista de alertas enviados gratuitamente, por email e por SMS

    • Novo documento: Alerta de novo documento recebido na sua Caixa Postal Eletrónica.
    • Pagamento recorrente agendado: Alerta de pagamento agendado automaticamente, de acordo com a sua configuração de pagamento recorrente.
    • Pagamento recorrente não agendado: Alerta de pagamento não agendado, por não corresponder às condicionantes da sua configuração de pagamento recorrente.
    • Pagamento efetuado: Alerta de pagamento efetuado após processado pelo sistema bancário.
    • Pagamento não efetuado: Alerta de pagamento não efetuado, após processado pelo sistema bancário.

    Nota: O envio de avisos de alerta é uma mera comodidade do serviço ViaCTT, não constituindo um ato vinculativo, devido às características intrínsecas de falibilidade dos canais de aviso (email e SMS).