Adesão e Cancelamento

 

Adesão

A adesão à ViaCTT requer a identificação pessoal dos utilizadores: os titulares das caixas, e pode ser realizada de três modos distintos:

  • Registo no site ViaCTT

Selecione “Adira Já” e submeta os documentos de identificação pessoal solicitados no processo de registo. Após a validação da sua documentação pessoal, a ViaCTT envia um alerta de confirmação para o e-mail utilizado no registo e a sua caixa postal eletrónica ficará ativa.

  • Lojas CTT

Dirija-se a uma Loja CTT com o documento de identificação e receberá um Código Temporário de Utilizador que deverá introduzir na área “Acesso” em www.viactt.pt, de maneira a ativar a sua caixa postal eletrónica.

  • Portal das Finanças

Adira às Notificações eletrónicas no Portal das Finanças em www.portaldasfinancas.gov.pt.

A adesão efetuada deste modo garante automaticamente a identificação pessoal do titular da caixa (seja pessoa particular ou pessoa coletiva), não sendo necessário qualquer identificação adicional com o serviço ViaCTT. Adicionalmente, a entidade das finanças fica automaticamente subscrita.

A adesão é voluntária e o utilizador tem liberdade para escolher as entidades expedidoras das quais pretende receber o correio em formato digital na ViaCTT.

No entanto, no âmbito do serviço de Notificações Eletrónicas da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), a adesão à Caixa Postal Eletrónica da ViaCTT pode ser obrigatória.

Consulte o Portal das Finanças www.portaldasfinancas.gov.pt para mais informações.

  • Cancelamento

    Para deixar de receber documentos de qualquer entidade através da sua ViaCTT, basta que proceda à remoção da referida entidade, não sendo necessário o cancelamento da caixa, o qual implica o cancelamento de todas as entidades subscritas até ao momento.

    Desta forma, a entidade passará novamente a enviar a documentação em formato físico para a sua morada, sendo que pode continuar a utilizar a ViaCTT para consultar toda a documentação que esta lhe tenha previamente enviada (histórico), tal como poderá subscrever outras entidades para receber o seu correio em formato eletrónico.

    Informa-se que os CTT não se responsabilizam por qualquer incumprimento de obrigações do Titular da Caixa Postal Eletrónica (CPE) para com as entidades que haviam sido subscritas, decorrente do cancelamento da Caixa ou da remoção da entidade.

    Se perante esta informação mantiver a intenção de cancelar a CPE em questão, deve fazer o pedido para o endereço de email da Linha de Apoio.