Manual do utilizador

Tudo o que precisa de saber para instalar e começar a usar o serviço.

O serviço Marca Do Dia Eletrónica (MDDE) é o equivalente digital ao Correio Registado. Esta marca é um comprovativo eletrónico assinado digitalmente que fornece, a quem envia e a quem recebe um email, uma prova da hora a que a mensagem foi enviada. Também garante que aquela mensagem não foi alterada depois disso. 

Este manual explica como começar a usar este serviço:

Registo

Antes de começar a usar o serviço, precisa de registar-se:

Tenha consigo o seu certificado profissional da Ordem dos Advogados

Para utilizar este serviço, vai precisar de um certificado digital de identidade, emitido pela Ordem dos Advogados: o certificado profissional da Ordem dos Advogados. 

O certificado profissional precisa de estar instalado e configurado no seu browser ou disponível num cartão com microchip. Se estiver no cartão, deve introduzir o cartão num leitor ligado ao computador antes de iniciar o registo.

Preencha o formulário de adesão

Preencha e envie o formulário de adesão.

Instalação do plug-in MDDE

O plug-in MDDE é a aplicação que lhe vai permitir incluir a Marca Do Dia Eletrónica nos seus emails. Esta aplicação é instalada no programa que usar para receber e enviar emails.

Faça download do plug-in MDDE:

Clique neste link para fazer download do plug-in MDDE

Instale o plug-in:

  1. Aceite as condições de licenciamento da aplicação.
  2. Escolha a pasta de destino: Precisa de ter, pelo menos, 7,5 MB de espaço livre no computador.
  3. Escolha a pasta do Menu Iniciar onde ficam os atalhos para a aplicação: Recomendamos que escolha a opção que vem predefinida. Depois de selecionar a pasta, clique em “Instalar”.
  4. Configure o serviço MDDE: Esta configuração pode ser feita durante a instalação do plug-in MDDE ou, mais tarde, a partir do Menu Iniciar > CTT - Multicert > MDDE Plug-in > Configurar.
    1. Inicie a configuração assistida. Para isso, vai precisar de fechar o seu programa de email e o plug-in MDDE.
    2. Selecione o programa de email onde vai utilizar a MDDE. A configuração assistida só funciona para o Microsoft Outlook XP, Microsoft Outlook 2000 e Microsoft Outlook Express.
    3. Selecione a conta ou endereço de email onde vai usar MDDE.
    4. Clique em “Sair”.
  5. Termine a instalação: Clique em “Terminar” para concluir a instalação.

Se quiser, pode iniciar imediatamente o plug-in MDDE. Caso contrário, pode aceder a ele depois, através do Menu Iniciar.

Utilização do plug-in MDDE

Depois de utilizar o plug-in MDDE a primeira vez, ele passa a ficar ativo automaticamente sempre que iniciar o seu computador.

Condições

Para utilizar o plug-in MDDE vai precisar de ter:

  • completado o registo no serviço MDDE
  • conta e endereço de email
  • certificado profissional da Ordem dos Advogados
  • um programa para enviar e receber email (por exemplo, o Microsoft Outlook) configurado para a sua conta e endereço de email
  • acesso à internet no seu computador
  • um computador com sistema operativo Windows.

Configurar funcionalidades básicas

Só pode começar a usar o plug-in MDDE depois destas configurações.

Certificados digitais

Se ativar esta opção, precisa de indicar qual é o certificado digital (caso tenha vários) que quer utilizar com o plug-in MDDE. Deve ainda selecionar se quer utilizar sempre esse certificado quando envia emails com MDDE ou se quer que lhe perguntem qual o certificado digital a utilizar de cada vez que usa o serviço.

Servidores

Indique qual é:

  • o endereço do servidor de email MDDE 
  • o endereço do servidor de email SMTP que normalmente usa 
  • a “porta” do serviço de email que usa.

Se for um advogado e usar o email disponibilizado pela Ordem dos Advogados, os valores que deve indicar são os seguintes:

Endereço SMTP

colocar o endereço do servidor de email do seu fornecedor de acesso à internet

Porta SMTP

25

Endereço MDDE

mdde.oa.pt

Porta MDDE

25

Se não for um advogado, os valores que deve indicar são os seguintes:

Endereço SMTP

colocar o endereço SMTP que tem configurado no programa de email que usa

Porta SMTP

colocar o número da porta SMTP que tem configurada no programa de email que usa

Endereço MDDE

consulte a informação que recebeu quando se registou no serviço MDDE ou as Perguntas frequentes

Porta MDDE

consulte a informação que recebeu quando se registou no serviço MDDE ou as Perguntas frequentes

Para ver se os servidores definidos funcionam, pode fazer um teste de conectividade. Clique em “Testar SMTP” ou “Testar MDDE”.

Se quiser, pode guardar um registo (log) de cada vez que envia um email com MDDE. Os ficheiros de registo ficam guardados na pasta “Logs”, dentro da pasta onde instalou o plug-in MDDE.

Depois de configurar os servidores, precisa de alterar as definições de SMTP no seu programa de email, para ficarem de acordo com as indicadas acima.

Se tiver dificuldade em fazer a configuração manual dos servidores, pode recorrer à configuração assistida ou consultar as perguntas frequentes.

Alterar as definições de SMTP no seu programa de email

Para concluir as configurações, precisa de alterar as definições do servidor de SMTP no programa de email que usa. Aceda às definições do programa e mude as definições do servidor SMTP para 127.0.0.1 (anote o valor que estava no campo que alterou, para o caso de vir a ser necessário).

Configuração assistida

Esta configuração pode ser feita durante a instalação do plug-in MDDE ou, mais tarde, a partir do Menu Iniciar > CTT – Multicert > MDDE Plug-in > Configurar.

  1. Feche o seu programa de email e o plug-in MDDE.
  2. Inicie a configuração assistida.
  3. Selecione o programa de email onde vai tilizer a MDDE.
  4. A configuração assistida só funciona para o Microsoft Outlook XP, Microsoft Outlook 2000 e Microsoft Outlook Express.
  5. Selecione a conta ou endereço de email onde vai usar MDDE.
  6. Clique em “Sair”.

Configurar funcionalidades avançadas

Há mais funcionalidades que pode configurar a partir do menu do plug-in MDDE.

Abrir

Permite abrir uma janela para inspecionar o processo de envio de emails com MDDE. Depois pode reiniciar ou voltar a minimizar o plug-in MDDE.

Desativar

Desativa o plug-in MDDE. Todos os emails que enviar a partir desse momento (e enquanto não voltar a ativar o plug-in) são enviados sem MDDE. Esta alteração fica visível no ícone na área de notificação da barra de trabalho do Windows, na janela de inspeção do envio e na janela que lhe será apresentada sempre que enviar um email.

Ativar

Permite reativar o plug-in MDDE, depois de uma desativação.

Configurar 

Esta funcionalidade permite:

  • configurar as funcionalidades básicas a partir deste menu, como explicamos na secção Configuração de funcionalidades básicas
  • atualizar o plug-in MDDE, sempre que houver uma nova versão

Contactos

O plug-in MDDE permite-lhe adicionar destinatários a uma lista de contactos e definir como o software se deve comportar de cada vez que envia emails para cada um desses contactos:

  • enviar todos os com MDDE
  • nunca enviar emails com MDDE
  • perguntar se o email deve ser enviado com MDDE.

Na janela de contactos, pode: 

  • adicionar, remover e alterar contactos 
  • exportar e importar contactos, em formato “mdd”.

Cada contacto é composto por nome, endereço de email e opção MDDE.

Enviar emails

Depois de configurar as funcionalidades básicas, pode começar a enviar emails com MDDE:

  1. Escreva o email.
  2. Identifique os destinatários.
  3. Adicione os anexos.
  4. Assine e cifre a mensagem digitalmente, se quiser.
  5. Clique em “enviar”. Nesse momento vai aparecer, na barra de tarefas do Windows, a indicação de que está a enviar uma mensagem. Vai aparecer uma janela a perguntar se quer enviar o email com MDDE, onde pode escolher a opção que prefere. Se os destinatários ainda não fizerem parte da lista de contactos, o software vai perguntar-lhe como se deve comportar, de futuro, em relação àqueles contactos. Se tiver optado por enviar o email com MDDE, vai receber um comprovativo do envio no seu email.

Sempre que enviar emails com MDDE com recibo de leitura, o plug-in MDDE vai perguntar-lhe se tem a certeza de que quer receber o recibo.

Também pode definir, para todos os emails enviados com MDDE, se quer receber recibos de leitura. Aceda a Configurações > Avançadas e escolha uma das opções: 

  • Perguntar – faz com que, sempre que pede um recibo, o serviço lhe pergunte se tem a certeza de que quer enviar o email com recibo de leitura. 
  • Nunca – define que nunca serão enviados recibos de leitura nos emails com MDDE.
  • Sempre – garante que são respeitadas as opções que definir para cada contacto na lista de contactos.

Proteção contra vírus

Há muitos vírus que se espalham por email, sem que a pessoa que envia esses emails se aperceba. Para reduzir esses casos, o plug-in MDDE avisa quando forem enviados 50 emails no mesmo dia sem necessidade de confirmação. Ou seja, quando forem enviados 50 emails para destinatários para os quais se definiu que os emails com MDDE são enviados sem ser preciso confirmar esse envio.

Atualizar o plug-in MDDE

Com o passar do tempo, o plug-in MDDE vai ganhando novas funcionalidades e melhorias de serviço. Para usufruir das novas características é preciso manter o plug-in MDDE atualizado. Para fazer atualizações: 

  1. Aceda a Configurações > Atualizar
  2. Se houver atualizações por fazer, clique em Iniciar Atualização. Durante a atualização, o plug-in MDDE desliga-se e, por isso, não pode utilizá-lo. 
  3. A atualização termina quando receber a mensagem de atualização com sucesso.

Problemas técnicos mais comuns

Algumas das questões mais comuns relacionadas com problemas técnicos durante a utilização do serviço:

Enviei um email e não me foi perguntado se a queria enviar com MDDE. O que aconteceu?

Pode ainda não ter feito a configuração das funcionalidades básicas da aplicação. Também pode acontecer que já tenha definido na lista de contactos que os emails destinados a este contacto não precisam de confirmação para serem enviadas com MDDE.

Depois de configurar as funcionalidades básicas deixei de conseguir enviar emails. O que devo fazer?

  1. Confirme se concluiu todos os passos da configuração. 
  2. Confirme se tem todas as condições para utilizar o serviço: 
  • computador ligado à internet 
  • certificado profissional da Ordem dos Advogados
  • conta e endereço de email válidos
  • um programa para enviar e receber email (por exemplo, o Microsoft Outlook) configurado para a sua conta e endereço de email
  • um computador com sistema operativo Windows.
     

Se continuar com este problema, contacte o apoio técnico.

Estou a enviar um email com MDDE e apareceu um erro: “problemas nas comunicações”. O que significa?

Este erro acontece quando o computador não consegue comunicar com o serviço MDDE. Em regra, acontece porque a sua ligação à internet não está ativa. Deve ligar o computador à internet e tentar reenviar o email.

Estou a enviar um email com MDDE e apareceu um erro: “endereço de email sem @...”. O que significa?

Este erro é provocado por um problema com a lista de contactos do Outlook Express. Esta lista permite introduzir nomes com vários caracteres, incluindo a vírgula. Quando se tenta enviar um email para um contacto com uma vírgula no nome, o programa divide o nome e o endereço em dois (o texto à esquerda e o texto à direita da vírgula). Como à esquerda da vírgula provavelmente não existe nenhuma arroba (@), esse endereço não será aceite pelos servidores de email. Por isso, surge uma mensagem de erro.

A solução é alterar na lista de contactos o nome do destinatário, apagando as vírgulas.

Aconselhamos ainda a verificar todos os contactos na lista, para evitar ter o mesmo problema, no futuro, com outros contactos.

Estou a enviar um email com MDDE e apareceu um erro: “os endereços não coincidem”. O que significa?

Este erro pode significar que tem vírus no computador. Alguns vírus espalham-se por email, enviando emails sem a sua autorização. Em regra, usam remetentes falsos, o que faz com que o plug-in MDDE consiga detetar essas tentativas, cancelar o envio do email e avisá-lo.

Para resolver este problema, utilize um antivírus e verifique se existe algum software malicioso no computador.

O meu programa de email apresenta um erro de falha de ligação ao servidor de email. O que aconteceu?

Este problema pode não ter nada a ver com o uso do plug-in MDDE. No entanto, há alguns despistes que pode fazer: 

  1. Verifique se a aplicação está em execução. 
  2. Se não estiver, inicie a aplicação no Menu Iniciar: CTT – Multicert > MDDE Plug-in > MDDE Plug-in.
  3. Se o plug-in MDDE estiver em execução e mesmo assim o email continuar a dar o mesmo erro, verifique se o computador está ligado à internet e se consegue aceder ao servidor de email do seu operador de comunicações.