CTT cumprem metas globais de Qualidade de Serviço em 2017

8 de maio, 2018

Os CTT foram notificados do Sentido Provável de Decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) relativa aos valores dos Indicadores de Qualidade do Serviço de 2017 e vão aguardar a publicação da Decisão Final.

Os CTT asseguram, enquanto concessionários do Serviço Postal Universal, os padrões de qualidade de serviço e cobertura de rede previstos na Lei e no Contrato de Concessão.

Em 2017, os CTT, tal como já comunicado a 16 de março, cumpriram uma vez mais o Indicador Global de Qualidade de Serviço, tendo atingido um valor de 110, superior ao objetivo definido de 100.

Este indicador global, que consiste em 11 indicadores específicos, é dos mais abrangentes em termos de diversidade de critérios a nível europeu, abarcando diversas componentes relativas à entrega de correio e incluindo também o tempo de fila de espera no atendimento.

Os CTT superaram os valores objetivo definidos para o ano em seis dos 11 indicadores referidos. Noutros três dos 11 indicadores os CTT superaram os valores mínimos atuais, o que significa que cumpriram os requisitos definidos em nove dos 11 indicadores específicos. Os indicadores mais relevantes, relacionados com correio normal, correio registado, encomendas e tempo de atendimento foram cumpridos.

Um dos indicadores relacionados com o correio azul e um dos relacionados com o correio transfronteiriço ficaram abaixo do mínimo definido.

Tendo em atenção a satisfação dos clientes e os padrões de qualidade definidos pela Anacom os CTT estão, como sempre o fizeram, continuamente empenhados em melhorar os seus processos operacionais com o objetivo de sustentar maiores níveis de qualidade de serviço através da implementação de planos de controlos de gestão rigorosos.

Os CTT não recebem qualquer compensação por serem o prestador do Serviço Postal Universal sendo o mercado de serviços postais totalmente liberalizado, podendo qualquer empresa nele operar.

A Empresa reforça a necessidade de se desenvolver um modelo de sustentabilidade de longo prazo para o setor e para o Serviço Postal Universal, tendo em conta que o volume de correspondências tem estado numa contínua diminuição desde 2001, sendo hoje cerca de metade (cerca de 700 milhões de correspondências em 2017, cerca de 1 400 milhões em 2001).

Os CTT têm vindo a desenvolver uma estratégia de transformação do seu negócio para garantir a qualidade, a eficiência e a sustentabilidade de longo prazo da empresa, quase a completar 500 anos e empregando mais de 12 000 pessoas.