Do Cacau ao Chocolate

Lineu classificou o cacaueiro com o nome científico Theobroma cacao L. que, literalmente, significa alimento divino. Certamente terá tido em consideração o facto de a bebida feita a partir das suas sementes ser considerada pelos maias e toltecas um alimento dos deuses, devido às propriedades medicinais que lhe atribuíam.

No início do século xix, D. João VI ordenou que algumas das melhores plantas de cacau do Brasil fossem levadas para São Tomé e Príncipe, onde foram cultivadas com enorme sucesso para a economia do reino.

Entretanto, com a conquista do México o cacau chegara à Europa, tornando-se uma bebida que se servia com a elegância e o aparato próprio dos salões da aristocracia europeia.

Viajar desde as origens do cacau até aos nossos tempos é a nova proposta de Fátima Moura, que já escreveu para os CTT os livros sobre o fumeiro tradicional lusitano e o café. Assim, nesta nova aventura, a autora parte do continente americano, aventura-se nas roças são-tomenses, rememora os deliciosos chocolates de infância, e termina com receitas de mestres chocolateiros portugueses de fazer «crescer água na boca».

Um livro a não perder!

Fátima Moura nasceu em Luanda, Angola. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É escritora na área da gastronomia, dedicando-se sobretudo à investigação dos produtos portugueses, tendo publicado diversos livros nesta área, nomeadamente Sabores do Ar e do Fogo e Conversas de Café, também editados pelos CTT. Tem um blogue, Conversas à Mesa, sobre temas ligados à gastronomia.

Ficha técnica

Título: Do Cacau ao Chocolate / from Cocoa to Chocolate
Autora: Fátima Moura
Tradução: Gabriela Pilkington
Design: Folk Design
Edição: Clube do Colecionador dos Correios
Formato: 24,5 X 24,5 cm
Nº de páginas: 288
Tiragem: 4000 exemplares
ISBN: 978-972-8968-92-2