Cenários de pagamento do IVA e serviços CTT

  • Cenário 1 - Cliente paga IVA e serviços CTT ao vendedor

O cliente ao realizar a sua compra online no site do vendedor paga, para além do valor da mercadoria e portes, o valor do IVA e do serviço de desalfandegamento CTT. Neste cenário a encomenda ao chegar a Portugal é submetida para desalfandegamento sem ser requerida a intervenção do cliente ou pago qualquer valor adicional.

  •  Cenário 2 - Cliente não paga IVA nem serviços CTT ao vendedor

O cliente ao realizar a sua compra online no site do vendedor paga o valor da mercadoria e portes, mas não paga o IVA nem o serviço de desalfandegamento CTT. Neste cenário, o cliente é notificado assim que a encomenda é expedida do país de origem para iniciar o processo no Portal de Desalfandegamento dos CTT, sendo devidos os valores do IVA, serviços CTT e eventuais direitos aduaneiros (este últimos aplicáveis a encomendas com valor superior a 150€).

  •  Cenário 3 - Paga IVA mas não paga serviços CTT ao vendedor

O cliente ao realizar a sua compra online no site do vendedor paga o valor da mercadoria e portes, o valor do IVA, mas não paga o valor do serviço de desalfandegamento CTT. Nesta situação e até 31/12/2021 não haverá lugar ao pagamento do serviço de desalfandegamento CTT, pelo que a encomenda ao chegar a Portugal é submetida para desalfandegamento sem ser requerida a intervenção do cliente ou pago qualquer valor adicional.