Gestão de encomendas

Cada encomenda recebida na sua loja online fica disponível no menu "Encomendas" recebendo uma notificação via email.

Vista genérica

A vista genérica disponível no menu "Encomendas" permite uma visão global sobre as encomendas registadas na loja. São apresentadas 20 encomendas por página e as restantes são distribuídas pelas páginas seguintes.

Para navegar entre as diversas páginas pode utilizar as setas do teclado ou as opções de navegação entre páginas que surgem na vista genérica.

Fig1

A visão geral deste menu pode ser personalizada com recurso à aplicação de filtros para segmentar a pesquisa de encomendas conforme:

  • Estado e métodos de pagamento (ex. Paga, Multibanco, MB Way, etc.);
  • Encomendas novas ou encomendas já visualizadas (lidas ou não lidas);
  • Estado de encomenda (ex. encomendas expedidas e não expedidas, em processamento, enviada, etc.);
  • Tipo de cliente ou tipo de negócio (encomendas revenda / B2B ou encomendas não revenda / B2B);
  • Por país (clique sobre a bandeira do país para ativar este filtro);
  • Datadas para um período temporal específico (clique sobre o calendário para selecionar o período temporal).

Fig2

Pode também efetuar uma pesquisa de encomendas pelo número de encomenda, nome do cliente e email de contacto.

Fig3

No menu "Encomendas" pode selecionar uma ou mais encomendas em simultâneo e através do botão " Ações" aplicar as seguintes ações:

  • Expedir encomendas;
  • Emitir faturas;
  • Eliminar encomendas;
  • Alterar a informação relacionada com o estado de pagamento;
  • Alterar o estado da encomenda;
  • Adicionar ou remover tags.

Fig4

Pode exportar um ficheiro com todas as informações das encomendas registadas na loja clicando na opção "Exportar". O ficheiro de encomendas é exportado em CSV e, posteriormente, é enviado para o email utilizado para aceder à área de gestão.

Detalhes de encomenda

Para aceder ao detalhe da encomenda clique sobre o número da encomenda. Na página de detalhes encontra várias informações e funcionalidades que permitem agilizar a gestão da encomenda.

Pagamento da encomenda

Permite gerir informações de pagamento da encomenda nomeadamente:

  • Verificar se o pagamento está pendente ou foi efetuado;
  • Marcar ou desmarcar a encomenda como paga;
  • Verificar qual o método de pagamento escolhido e/ou utilizado para fazer o pagamento;
  • Alterar o método de pagamento escolhido pelo cliente.

Fig 5

Estado da encomenda

A alteração do estado de uma encomenda ocorre automaticamente. No entanto, pode alterar manualmente na opção "Alterar estado".

Fig6

 

Expedição

Pode fazer a expedição automática e manual de encomendas e para tal deve ter a app CTT Expresso configurada.

Fig 7

Após expedir uma encomenda é apresentada uma cronologia dinâmica com as fases do processo de envio.

Expedição automática

Permite expedir as encomendas de forma rápida e automática pelos CTT, selecionando a opção "Expedir encomenda" ou na seta e depois em "Expedição automática".
Após a expedição de uma encomenda fica disponível o botão "Ações" onde pode "Seguir objeto", "Editar expedição", "Ver lote de expedição" ou fazer o download dos documentos de expedição gerados.

Expedição manual

Pode expedir encomendas de forma externa à plataforma e posteriormente associar o código de seguimento da encomenda ao selecionar a seta disponível no botão "Expedir encomenda" e depois a opção "Expedição manual".

Após associar uma expedição manual a uma encomenda, fica disponível o botão "Ações" onde pode "Seguir objeto" ou "Editar expedição".

Saiba como expedir encomendas na página de ajuda.

Cliente

Permite consultar o nome, contacto de email, empresa e NIF do cliente que registou a encomenda. É também possível verificar se o cliente tem um registo na loja e consultar diretamente a sua ficha ao clicar sobre o nome do cliente.

Fig 8
Pode editar os dados do cliente na encomenda ao clicar na opção "Editar dados de cliente". Esta ação apenas altera os dados relativos à encomenda, não altera os dados na ficha de cliente.

Produtos encomendados

Permite visualizar os produtos incluídos na encomenda, bem como algumas das suas características: variantes, SKU, quantidades encomendadas e o preço unitário por produto.  Pode também consultar os portes de envio calculados, verificar se houve algum cupão de desconto aplicado, o imposto apurado, o subtotal e o valor total da encomenda registada.

Fig 9

Envio

Permite verificar o método de envio selecionado pelo cliente, a morada de envio definida para entrega e editar os dados do cliente associados à encomenda através da opção "Editar morada de envio".

Fig 10

Faturação

Permite emitir faturas no detalhe de cada encomenda. Para o fazer precisa de ter um software de faturação integrado no menu "Apps/Facturação".

Se for configurada a opção de emissão automática de faturas, a fatura é emitida automaticamente quando a encomenda é marcada como paga sendo adicionada no detalhe da encomenda e à vista geral do menu "Encomendas". Caso não tenha ativado a emissão automática, pode emitir a fatura manualmente ao clicar em "Emitir fatura".

Fig 11

Nota de encomendas

Nota interna - Qualquer informação ou observação relacionadas com a gestão da encomenda fica disponível apenas para consulta do próprio comerciante.

Nota para o cliente - Informação adicional que pretenda enviar para o comprador. Escreva neste campo, clique em "Notificar cliente" e a nota é enviada no email de encomenda.

Fig 12

Cronologia de encomenda

Permite ter uma visão global dos vários eventos associados à encomenda (expedições, alterações de estado, validações de pagamento, envio de notificações e SMS, entre outras informações).

Fig 13

Notificações e informações de encomenda

Fig 14

Verificar o último email ao cliente

Ao clicar sobre o número da encomenda, consegue aceder ao último email enviado ao cliente.

Fig 15

Imprimir resumo da encomenda

Na opção "Imprimir" pode pré-visualizar um documento que resume os vários dados da encomenda e que pode ser impresso.

Adicionar tags

A aplicação de tags permite pesquisar e/ou filtrar encomendas, adicionando etiquetas que permitem classificar e categorizar cada encomenda para uma identificação mais fácil e rápida.

Para adicionar tags, escreva os termos separados por vírgulas (ex. urgente, campanha promocional).

Fig 16