Instalar loja no Facebook (Catálogo)

A criação e instalação da loja no Facebook (Catálogo) é um processo muito rápido, simples e sem configurações complicadas.

Checklist para configuração

  • Ter página de negócios no Facebook;
  • Ter acesso de administrador na página de negócios e no Gestor de negócios do Facebook;
  • Associar um catálogo no Gestor de negócios;
  • Configurar a loja a partir do menu Lojas no Gestor de negócios;
  • Ter aprovação do seu perfil para que possa utilizar a funcionalidades das lojas.

Importar catálogo através do Gestor de Negócios do Facebook

No detalhe da sua app, tem acesso ao(s) URL(s) do(s) seu(s) catálogo(s). O próximo passo, é importar os mesmos para o Gestor de Negócios do Facebook.

Para o fazer, deve ter uma página de negócio criada no Facebook. De outra forma, não será possível, configurar a loja nesta plataforma.

Caso não tenha uma conta no Gestor de Negócios, pode fazê-lo facilmente aqui.

Posteriormente, precisa apenas de adicionar a sua página de negócio ao Gestor de Negócios.

Conectar a página de negócio ao Gestor de Negócios do Facebook


Abra o Gestor de Negócios e aceda ao separador / ferramenta Definições do negócio.

Em Definições do negócio, procure pelo separador Contas / Páginas. Em Páginas clique em Adicionar / Adicionar uma Página.

Facebook-Catálogo---ecrã-1

Nota: Caso seja proprietário da página, esta fica automaticamente associada ao Gestor de Negócios. Se não tiver uma página de negócio, através deste processo será também possível criar uma nova página através da opção Criar uma Página nova .

Configurar a importação do Catálogo para o Facebook

Facebook Catálogo - ecrã 2

No detalhe da app Loja no Facebook (Catálogo), no menu Apps / Canais de venda, deve configurar a forma como o catálogo será importado. 

Passo 1 - Selecionar o tipo de filtro

Este filtro permite definir a forma como o catálogo de produtos é importado. Pode optar por criar um feed de produtos que inclui ou exclui determinadas categorias da sua loja.

Tenha em conta que produtos configurados como exclusivos de revenda não serão importados para o catálogo.

Passo 2 - Defina as categorias a incluir ou excluir

Atendendo à escolha do tipo de filtro, no primeiro passo, selecione as categorias a incluir ou excluir no feed de produtos que é importado.

Passo 3 - Verificar o URL 

O Facebook pode solicitar a verificação do domínio na configuração do canal de vendas.

Se verificar este pedido por parte do Facebook, no Gestor de negócios do Facebook seleciona a opção Adicionar uma meta tag ao teu código fonte HTML. De seguida, copie e cole a meta-tag fornecida neste campo no detalhe da app Loja no Facebook (catálogo).

No final da configuração da app Loja no Facebook (Catálogo), aceda novamente ao pedido de verificação do domínio no Gestor de Negócios do Facebook e clique em Verificar domínio.

Passo 4 - Origem de dados do título do produto

Este campo permite selecionar a característica do produto que define o título do produto no canal de vendas. Pode optar por enviar o Título do produto ou o Título da página do produto. 

Passo 5 - Origem de dados da descrição do produto

Este campo permite selecionar a característica do produto que define o conteúdo da descrição do produto no canal de vendas. Pode optar por enviar a Descrição do produto ou a Meta-Description.

Passo 6 - Opções de produto

Nesta opção, pode optar por não incluir as opções dos seus produtos. Ao fazê-lo, os produtos são importados pelo título genérico, sem as respetivas combinações.

Importar o Catálogo para o Facebook

Para importar o catálogo de produtos, primeiro terá de criar um catálogo no Gestor de negócios, no qual irá realizar a importação dos produtos. 

Para criar o catálogo, aceda ao menu Definições de negócios e de seguida ao menu Gestor de Comércio. Nesta área, deve escolher a opção Adicionar catálogo

Na criação do catálogo escolha as seguintes opções:

  • Escolha a opção Comércio eletrónico;
  • Escolha a opção Carrega informações do produto;
  • Defina o proprietário do catálogo;
  • Dê um nome ao teu catálogo;
  • Clique em Criar.

Após este procedimento, o catálogo será criado. Para aceder ao catálogo, clique sobre a opção Ver catálogo. Neste momento, deve encontrar-se na página de gestão do Catálogo. Deve aceder ao menu Fonte de dados, clicar em Adicionar artigos e efetuar os seguintes procedimentos:

  • Escolha a opção Agendar feed;
  • Escolha a opção Feed de dados;
  • No campo Inserir URL, deves colocar o URL com o primeiro catálogo que surge no detalhe da app, no formato xml.

Facebook Catálogo - ecrã 3

Nota: Pode copiar e colar diretamente o URL do catálogo no campo URL, utilizando o ícone de copiar.

De seguida:

  • Defina as opções de agendamento e atualização do seu catálogo;
  • Atribua um nome à sua fonte de dados;
  • No campo Moeda predefinida, escolha o tipo de moeda da sua loja (ex. EUR - Euro);
  • Clique em Carregar para dar início ao carregamento da fonte de dados do catálogo;
  • Aguarde pela conclusão do processo e pelo relatório de importação.

Terminada a importação do catálogo, e ainda dentro do catálogo criado, deve aceder ao menu Lojas, a partir do qual deve configurar a loja. Para iniciar esta configuração deve clicar em Acede às lojas.

Facebook Catálogo - ecrã 4

Para configurar a loja, deve efetuar os seguintes passos:

No passo Começar, clique em Seguinte;
No passo Escolher método de pagamento, selecione a opção Finalizar o pagamento noutro site e clique em Seguinte;
No passo Escolher canais de venda, selecione a página de negócio no Facebook e clique em Seguinte;
No passo Adicionar produtos, selecione o catálogo de produtos criado nos passos anteriores e clique em Seguinte;
No passo Adicionar destinos de envio, selecione os país ou as regiões para onde envia e, de seguida, clique em Seguinte;
No passo Pré-visualizar, confirme as configurações, active a opção. Ao enviares a tua loja para revisão, estás a aceitar o nosso Acordo do Vendedor e, por último, clique em Terminar configuração.


Caso verifique alguma dificuldade neste processo, pode consultar o artigo de suporte do Facebook.

A sua conta de comércio tem de ter aprovação do Facebook para que possa utilizar a funcionalidade das lojas. Quando a conta de comércio estiver aprovada, vai surgir uma mensagem de confirmação com o botão que permite Publicar a loja.

Os produtos irão surgir na secção Loja na sua página de Facebook. A partir do Gestor de comércio e da secção Lojas, pode fazer alterações na disposição dos produtos e no layout deste canal de vendas na sua página de negócio no Facebook.