Tratamento Automático de Endereços

O Tratamento Automático de Endereços baseia-se num processamento batch de tratamento da informação de endereçamento, suportado por procedimentos automáticos de análise do endereço postal.

Atualização do Código Postal
Normalização
Validação

O serviço tem por base o processo de validação do Código Postal de 7 dígitos (4+3) e da respetiva Designação Postal.

A Atualização de Código Postal consiste na atribuição, correção ou verificação da conformidade do Código Postal.

A existência de Código Postal completo e correto constitui um requisito fundamental para que a comunicação via correio se efetue com qualidade, rapidez e eficácia.

O serviço tem por base processos de higienização e normalização da forma de escrita do endereço postal, inclui atualização de código postal.

O Serviço Normalização de Endereços reformula os endereços postais do cliente e adota as designações normalizadas recomendadas pelos CTT até ao nível da Porta. Este processo permite uma melhoria generalizada da segmentação das palavras constituintes do endereço.

O respeito das regras de endereçamento ganha cada vez mais importância, de modo a permitir o reconhecimento do destino da correspondência postal, sem ser necessário o recurso à pesquisa ou trabalho manual.

O serviço tem por base a validação do endereço postal até ao detalhe da porta, ou seja, interpreta o endereço e, após confronto com a Base Nacional de Endereços (BNE) dos CTT, valida a sua existência.

Este serviço traz evidentes vantagens, permitindo ao cliente conhecer a qualidade e o alinhamento da sua BD face à BNE CTT, a qual possui uma taxa significativa de cobertura nacional, com detalhe até ao nível da porta do endereço.

Após a prestação deste serviço, o cliente vê os endereços, da sua base de dados com menos qualidade, isolados dos restantes, podendo de seguida efetuar ações corretivas sobre estes.