Devoluções e Respostas

Com os serviços de Devoluções e Respostas dos CTT, facilite a comunicação com os seus Clientes.

Apresentação
Condições Gerais

Apresentação

Estes serviços permitem-lhe receber do seu cliente uma reposta por correio sem que este tenha custos com a mesma, transferindo o pagamento dos envios postais do remetente para o destinatário.

É usualmente utilizado nas seguintes situações:

  • Comércio eletrónico para efetuar o retorno de mercadorias;
  • Apoio à promoção e divulgação de produtos, serviços, marcas ou empresas;
  • Elaboração de questionários;
  • Atualização de dados;
  • Informação de pagamentos;
  • Devolução de documentos.

Vantagens

  • Acessibilidade: total cobertura geográfica, quer ao nível da aceitação, quer ao nível da entrega.
  • Facilidade: permite que as empresas se relacionem com os seus parceiros de negócio sem necessidade de os onerar com custos de correio, uma vez que o pagamento dos envios postais realizados por clientes ou fornecedores é transferido para a própria empresa através de um contrato com os CTT.

ÂMBITO NACIONAL

ÂMBITO INTERNACIONAL

  • RSFI – Resposta Sem Franquia Internacional, disponível para todo o mundo em Correio Normal Internacional
    • Até 2kg.
      Áustria Espanha Letónia
      Bélgica Finlândia Luxemburgo
      Croácia França Noruega
      Dinamarca Grécia Polónia
      Ilhas Faroé Holanda Rep. Checa
      Gronelândia Hungria Suécia
      Eslováquia Islândia Suíça
      Eslovénia Itália
    • Até 1kg. e 50 mm de espessura para Alemanha
    • Até 50g. para Resto do Mundo

Adesão

A adesão aos serviços de Devoluções e Respostas realiza-se através da celebração de um contrato específico para o efeito. O cliente pode usar estes serviços ocasionalmente, ficando sujeito aos preços base.

Caso o cliente já tenha contrato de correio: contrato a créditopré-ativo ou a pronto pagamento pode adicionar estes serviços ao seu portefólio e pagará de acordo com o nível de preço do seu contrato (base ou quantidade).

Os CTT oferecem a maquete com a mancha gráfica que deverá ser reproduzida nos objetos RSF, RSFI e Resposta Registada

A opção Remessa Livre (RL) não necessita de mancha gráfica, permitindo que os destinatários escrevam de forma manuscrita o endereço.

Para mais informações contacte o seu Gestor de Conta ou Loja CTT.

Padrões de Serviço

O padrão de qualidade das Devoluções e Respostas depende da modalidade escolhida pelo Cliente.

Formas de Pagamento

As Devoluções e Respostas são pagas pelo destinatário.

Preços

Poderá consultar Correio Normal, Correio AzulCorreio Registado ou Encomenda Nacional.



Serviços de Devoluções e Respostas (RSF/RL)

1. Para a prestação do Serviço de Devoluções e Respostas, o CLIENTE deverá solicitar autorização prévia aos CTT e obter a validação e controlo de qualidade da maquete dos suportes a utilizar (os CTT dispõem de um serviço de preparação das maquetes, caso o CLIENTE esteja interessado). Caso a maquete seja realizada pelo CLIENTE sem auxílio dos CTT, se os CTT não atestarem a qualidade dos objetos, estes serão classificados como RSF Livre.

2. No caso do Serviço de Devoluções e Respostas, constituem ainda obrigações do CLIENTE cumprir e respeitar as condições operacionais em vigor e as demais normas, condições e/ou instruções definidas pelos CTT relativamente ao Serviço, as quais estão disponíveis em ctt.pt nomeadamente mas não só:

  • Distribuir apenas suportes com mancha gráfica autorizada pelos CTT;
  • No caso das modalidades RL – Remessa Livre e Encomenda Remessa Livre, informar os respetivos correspondentes do endereço completo fornecido pelos CTT para o efeito, sendo que os objetos que contenham outro endereço, elementos de endereço adicionais ou o endereço incompleto podem ficar sujeitos a franquia de tratamento;
  • Assinar a guia ou fatura/recibo para pronto pagamento, a qual faz prova da entrega dos objetos;
  • Proceder ao pagamento de todos os objetos recebidos, ou que por causa a si imputável não foram recebidos, por exemplo, por terem sido recusados ou não levantados no prazo estipulado para o efeito ou quando a morada de destino não disponha de recetáculo postal domiciliário ou este se encontre avariado ou inacessível;
  • Não divulgar nem utilizar o Serviço após a cessação do mesmo;
  • Ressarcir os CTT pelos montantes que estes sejam condenados a pagar por incumprimento do Regime Jurídico de Bens em Circulação, ou de qualquer legislação ou regulamentação aplicável ao Serviço e cujo cumprimento impenda sobre si. Aos objetos de RSF Livre aplica-se o tarifário dos objetos não normalizados.

3. No serviço de RL – Remessa Livre:

  • Os objetos têm como destino Apartados, aplica-se o tarifário correspondente aos objetos normalizados.

4. No serviço de RSFI:

  • É cobrado o preço de um objeto de correio normal de igual peso, destinado ao país que devolveu o RSFI;
  • Aos objetos RSFI que sejam depositados em marcos de correio em território nacional, é-lhes aplicado o valor previsto no tarifário para objetos RSF Azul de igual peso;
  • Sempre que não for possível identificar o país que devolveu o objeto, será cobrado o valor aplicável a um objeto idêntico de correio normal internacional praticado para a Europa.

5. As regras relativas á faturação, pagamento e incumprimento dos contratos dos serviços postais a crédito, pré-ativo e pronto pagamento também se aplicam aos Serviços de Devolução e Resposta

Termos do Tratamento dos Serviços de Devoluções e Respostas (RSF/RL)

1. Natureza e finalidades do tratamento

  • Prestação do Serviço de Devoluções e Resposta

2. Duração do tratamento

  • Coincidente com a duração do Contrato

3. Tipo de dados tratados

  • Nome, morada, contactos telefónicos e e-mail

4. Categorias especiais de dados

  • N/aplicável

5. Categorias de titulares dos dados

  • Cliente;
  • Colaboradores do Cliente;
  • Clientes do Cliente.