Future Opens

Enquanto empresa inovadora, enaltecemos o espírito empreendedor das Startups, que representam o expoente máximo na criação de emprego, na partilha de ideias e no sucesso de equipas. Desta forma, e enquanto empresa portuguesa, queremos apoiar as nossas Startups naquilo em que somos representativos no território nacional: a nossa Rede de Lojas CTT. Pretendemos “abrir a nossa porta” à inovação e ao empreendedorismo, constituindo assim uma montra visível aos nossos clientes. Esperamos que participem connosco neste desafio!

O Concurso
Como Participar
Inscrição
FAQ

Concurso

O concurso Future Opens é uma iniciativa dos CTT que tem como objetivo identificar e selecionar produtos/serviços/outros negócios inovadores, que demonstrem ter aplicabilidade na Rede de Lojas CTT. Pretende-se proporcionar aos candidatos a abertura dos canais de retalho CTT, como um canal de prossecução de testes aos produtos/serviços ou outros negócios apresentados.

O que é?

O concurso Future Opens é uma iniciativa dos CTT que tem como objetivo identificar e selecionar produtos/serviços/outros negócios inovadores, que demonstrem ter aplicabilidade na Rede de Lojas CTT. Pretende-se proporcionar aos candidatos a abertura dos canais de retalho CTT, como um canal de prossecução de testes aos produtos/serviços ou outros negócios apresentados.

Querem testar e verificar a recetividade dos consumidores aos vossos produtos e serviços? 

Se sim, então candidatem-se a este programa que tem como principais objetivos:

  • Permitir aos candidatos testarem os seus produtos / serviços / outros negócios numa rede de retalho multimarca e multicanal a nível nacional
  • Identificar e selecionar os candidatos que promovam a originalidade e a inovação, integrando-os na estratégia de dinamização da rede de retalho CTT
  • Possibilitar a abertura dos canais de distribuição aos candidatos

Vantagens

  • Comercialização nas Lojas CTT
  • Comercialização na Loja Online CTT
  • Comunicação do produto / serviço / outros negócios nos canais internos a definir pelos CTT

Fases de Seleção

Data de Lançamento

  • 19 de setembro de 2016

Data de Encerramento das Candidaturas

  • 20 de novembro de 2016

Quem pode participar?

  • Pessoas Coletivas constituídas há menos de três anos
  • Empresários em nome individual
  • Pessoas Singulares maiores de 18 anos

Categorias a concurso


  • Produtos Sustentáveis

    Produtos que apresentem princípios de sustentabilidade tais como: recursos a materiais ecológicos, reciclagem, certificação ambiental e produtos/serviços que promovam causas ambientais ou que utilizem menos recursos durante a sua utilização.

  • Produtos de Consumo

    Produtos tangíveis que apresentem atributos e características relevantes para o consumidor final e que satisfaçam as suas necessidades.

  • Produtos Tecnológicos

    Bens que apresentem características de interesse para o cliente, dotados de aspetos tangíveis como a durabilidade, tamanho, tecnologia associada e de aspetos intangíveis como a qualidade, a instalação, o serviço pós-venda, a garantia e manutenção dos equipamentos.

  • Serviços de Consumo

    Serviços com valor acrescentado para o consumidor final, essencialmente intangível, que demonstrem vantagem competitiva e que sejam suscetíveis de comercialização na Rede de Lojas CTT, podendo estar relacionado com um produto.

  • Serviços Tecnológicos

    Novas soluções, processos que potenciem a modernização tecnológica e que promovam a inovação operacional ao nível dos processos internos dos CTT.

  • Outros Negócios

    Atividades que apresentem interesse para o negócio dos CTT.

Critérios de Avaliação

A avaliação das candidaturas será efetuada pelo júri e terá em conta os seguintes critérios:

  • Inovação
  • User Experience
  • Valor acrescentado para os utilizadores
  • Potencial do negócio
  • Exequibilidade operacional e comercial

As candidaturas ao concurso Future Opens encontram-se encerradas.

O que é o concurso Future Opens?

O concurso Future Opens é uma iniciativa promovida pelos CTT – Correios de Portugal S.A - Sociedade Aberta, com o objetivo de identificar produtos/serviços/outros negócios inovadores que demonstrem ter aplicabilidade na Rede de Lojas CTT e que melhorem o negócio CTT.  

Quem pode candidatar-se ao concurso?

Podem concorrer pessoas singulares, maiores de 18 anos (na data limite de entrega da candidatura), individualmente ou em grupo desde que não exista qualquer modalidade jurídica de associação, bem como empresários em nome individual e pessoas coletivas, constituídas há menos de três anos com sede em Portugal.

Sou cidadão estrangeiro, é possível concorrer?

Podem participar pessoas singulares maiores de 18 anos (cidadãos de nacionalidade portuguesa e estrangeira), no entanto, caso os candidatos sejam selecionados para a 4.ª fase terão de constituir uma empresa (Sociedade ou EIN) no prazo de 30 dias após a comunicação pelos CTT da seleção da candidatura em causa (pontos 3.2 e al.d) do ponto 5.1 do Regulamento), sendo que certo que a empresa a constituir terá que ter sede/domicílio fiscal em Portugal (ponto 3.1 do Regulamento). A não constituição da empresa nos termos previstos no Regulamento, dará lugar à exclusão da candidatura (ponto 11.2 do Regulamento).

Quais as condições para se candidatar ao concurso?

Os candidatos podem apresentar-se conjuntamente com pessoas singulares ou coletivas, desde que não exista qualquer modalidade jurídica de associação. Os membros de um agrupamento candidato não podem ser candidatos no mesmo concurso nem integrar outro agrupamento candidato.

Quem é a entidade responsável pelo concurso?

A entidade responsável pelo concurso são os CTT – Correios de Portugal S.A – Sociedade Aberta, com sede na Av. D. João II, nº 13, 1999-001, Lisboa com o nº único de pessoa coletiva e de matrícula na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa 500077568.

Quais as categorias do concurso?

São 3 as categorias do concurso, a referir: Produtos, Serviços e Outros Negócios. A categoria “Produtos” engloba produtos de consumo, sustentável, e tecnológico. A categoria de “Serviços” engloba serviços de consumo e tecnológicos. A categoria “Outros Negócios” diz respeito a modelos de negócio que apresentem interesse para a atividade dos CTT.

Posso candidatar-me a mais do que uma categoria?

Sim. É admissível a participação dos candidatos em mais do que uma categoria, devendo o participante efetuar o número de inscrições referentes ao número de produtos/serviços/outros negócios a concurso. 

Quais os critérios de avaliação?

Os critérios de avaliação considerarão as premissas seguintes:

  • Inovação;
  • User Experience;
  • Valor acrescentado para os utilizadores;
  • Potencial de negócio;
  • Exequibilidade operacional e comercial.

Como posso candidatar-me?

As candidaturas são realizadas através do preenchimento de um formulário online, disponível na página Future Opens no site CTT.

Existe algum limite máximo de idade para concorrer?

Não.

Como é garantida a exclusividade dos produtos/serviços/outros negócios apresentados pelos candidatos?

Caso os produtos/serviços/outros negócios apresentados pelos candidatos selecionados não estejam disponíveis no mercado até à data de início do concurso, o candidato compromete-se perante os CTT a não comercializar a terceiros durante o período de 3 (três) meses a contar da data de implementação dos mesmos na Rede de Lojas CTT.

Durante quanto tempo o produto/serviço/outros negócios ficam em teste na Rede de Lojas CTT?

O período mínimo para teste do produto/serviço/outros negócios na Rede de Lojas CTT é de 3 meses a contar da data de implementação do mesmo.

Durante o período de teste que regras deve o concorrente cumprir?

Durante o período de teste, o candidato deve cumprir as seguintes regras:

  • Os CTT garantem o armazenamento dos produtos em local próprio localizado em Lisboa;
  • As entregas e recolhas no armazém são da responsabilidade do candidato;
  • Os CTT garantem o prazo mínimo de 3 (três) meses de teste dos produtos/serviços/outros negócios na Rede de Lojas CTT;
  • O modelo de venda de produtos/serviços/outros negócios, bem como a percentagem da comissão de venda sobre os mesmos, será posteriormente acordada entre os CTT e o candidato.

Quais as contrapartidas para o candidato se for selecionado?

Os candidatos selecionados recebem como contrapartidas, proporcionadas pelos CTT, a implementação e comercialização dos produtos/serviços/outros negócios na Rede de Lojas CTT, bem como nos seus canais de venda online e ainda a comunicação do produtos/serviços/outros negócios nos canais internos a definir pelos CTT de acordo com o produto/serviço em questão.

Como é efetuada a comunicação das decisões intercalares?

As comunicações das decisões intercalares são efetuadas através de correio eletrónico.

Como é efetuada a comunicação final da decisão?

A decisão final é efetuada através de carta registada. 

É necessário ter uma empresa já constituída?

Não. No entanto, os candidatos devem garantir que, caso sejam selecionados na 4º fase, se associam na modalidade jurídica de consórcio, constituem uma empresa individual ou uma sociedade. 

O que são os produtos/serviços/outros negócios para utilização interna dos CTT?

Os produtos/serviços/outros negócios para utilização interna, dizem respeito a ofertas que permitam otimizar os processos internos dos CTT.

O meu produto/serviço/outros negócios já é comercializado em alguns canais de distribuição, posso candidatar-me?

Sim.

Até quando me posso inscrever?

O concurso Future Opens decorre entre os dias 19 de setembro de 2016 e 20 de novembro de 2016.

Quando são anunciados os candidatos selecionados?

Os candidatos selecionados serão informados por correio eletrónico no dia 18 de dezembro de 2016.

Caso haja alguma dúvida como poderei contactar a organização?

Poderá contactar através do seguinte endereço de e-mail: future.opens@ctt.pt.