Questões Frequentes

Quem são os proprietários da mailtec?

A mailtec é um empresa do Universo CTT, detida a 100% pelos CTT Correios desde 2005.

Como efetuar uma reclamação CTT?

Para efetuar a sua reclamação, os CTT disponibilizam vários canais e suportes que poderá escolher de acordo com a sua preferência:

Formulário de Reclamações (Acesso apenas disponível para utilizadores registados).

Linha CTT
707 26 26 26 Horário de funcionamento: Dias úteis e sábados das 8h às 22h

Carta
ACL - Apoio a Clientes
Av. D. João II - Lt. 01.12.03 - Piso: 3
1999-001 Lisboa

E-mailreclamacoes@ctt.pt

Lojas CTT
Impresso “Qualidade de serviço” (pedido de informação ou reclamação)
Livro de Reclamações

Provedor dos CTT
Av. D. João II, Lote. 01.12.03
1999-001 Lisboa
Fax: +351 210 471 988
E-mail: provedoria@ctt.pt

Como se efetuam Trocas e Devoluções nas Lojas CTT

Os Artigos adquiridos nas Lojas CTT não são passíveis de troca ou devolução. Devoluções, só em caso de defeito. É imprescindível a apresentação do talão em caso de defeito.

Como apareceu o selo?

Na sequência de um plano de reforma postal levado a efeito na Grã-Bretanha e concebido por Sir Rowland Hill, foi introduzido nos correios o uso do selo. O primeiro selo começou a circular na Grã-Bretanha em 6 de maio de 1840 nas taxas de 1 penny e 2 pence. No dia 1 de julho de 1853 foram postos à venda os primeiros selos portugueses nas taxas de 5 e 25 reis, com efígie de D. Maria II.

Qual a morada e o contacto dos Refugos Postais?

Morada:

Rua do Sol ao Rato 104- A
1250-263 LISBOA

Contactos: 

Telefone: 217991373 e 217991374
Fax 217991377

Horários:

Das 9.00h às 17.30h

 

Para que serve o Código Postal?

Os CTT usam o código postal para agilizar as tarefas de logísticas e tratamento, prévias à entrega com sucesso dos objectos postais, no destino final.

O que são serviços de apoio ao cidadão?

 

Em que condições é que os objetos sujeitos à alfândega podem ficar isentos de direitos aduaneiros?

Os objetos sujeitos à alfandega podem ficar isentos de direitos aduaneiros nos casos e condições expressamente previstas nos regulamentos:

  • REGULAMENTO (UE) Nº 952/2013 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 9 de outubro de 2013
  • REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/481 DA COMISSÃO de 1 de abril de 2016

O que é a Filatelia?

O aparecimento, evolução e diversificação dos selos postais e outras formas de franquia e a difusão do gosto pelo colecionismo, foram as razões base que levaram ao incremento da atividade filatélica. A palavra filatelia resulta da junção de dois vocábulos gregos: philos + atéleia, que significam, grosso modo, o amor ao estudo do que se refere ao que é "franco", "livre", ou seja, à franquia. A Filatelia é o estudo e o conjunto de atividades respeitantes à emissão, promoção, comercialização e colecionismo de selos e de outros valores filatélicos.

Que produtos/serviços posso encontrar?

Atualmente, podem encontrar-se produtos de correio, como envelopes, saquetas e caixas pré-pagas, produtos filatélicos, desde emissões temáticas e livros, produtos para a Casa e Tecnologia, até Presentes especiais que permitem o envio de mensagens em forma de chocolate (Chocotelegram).

Quais as condições de Garantia para telemóveis, Produtos Worten e Produtos Goodies

Telemóveis

Os telemóveis e acessórios possuem sempre um período de Garantia que é definido pelo fabricante. Este é considerado a partir da data de venda e só poderá ser confirmado através da apresentação da cópia do Certificado de Garantia e/ou Comprovativo de Compra, devidamente preenchidos.

São considerados fora das condições de garantia os telemóveis que se encontrem nas seguintes condições:

  • Telemóveis que tenham ultrapassado o período definido pela Marca para o efeito;
  • Telemóveis que apresentem condições impróprias ou uso inadequado, ou seja, manuseamento inábil;
  • Telemóveis sujeitos a utilização imprópria ou mau tratamento (Ex: indícios de queda ou vestígios de humidade);
  • Telemóveis que demonstrem avarias que não se enquadrem no definido pela Marca;
  • O Cliente não tenha como provar a existência da Garantia.

 

Produtos Worten e GOODIS

 A assistência técnica destes artigos pode ser realizada nas lojas Worten. Em caso de garantia o Cliente deve dirigir-se as Lojas Worten e apresentar do talão de compra (imprescindível).

Quais os requisitos para produzir trabalhos na mailtec?

A mailtec presta serviços em regime de outsourcing, pelo que deverão ser definidos, à partida, os requisitos que caracterizam o trabalho, como sejam:

  • Tipo de ficheiros com o input de informação;
  • Layout pretendidos para os documentos;
  • Volumes de produção a considerar;
  • Materiais a utilizar,
  • Prazos de produção pretendidos,
  • Distribuição pretendida para os documentos produzidos,
  • Retorno pretendido;
  • Condições comerciais.

Que Lojas CTT efetuam este Serviço?

Para saber quais as Lojas CTT onde este serviço está disponível, consulte Pesquisa de Lojas CTT

Devemos utilizar o Código Postal?

O Código Postal faz parte do endereço. O endereço ficará incompleto se não escrever o Código Postal na última linha.

 

Quais o Prazos máximos de reclamação?

Conheça os prazos máximos para apresentar a sua reclamação:

Âmbito nacional: 1 ano a partir da data de aceitação do objeto postal

Âmbito internacional: 6 meses a partir da data de aceitação do objeto postal

Como posso garantir a aquisição de todos os selos que são emitidos?

Para garantir que a sua coleção esteja sempre completa enviamos-lhe todos os selos (e outras peças que deseje colecionar) à medida que são emitidos. Basta tornar-se cliente com Plano de Assinatura. Peça-nos o Plano de Assinatura para qualquer dos nossos contactos:

Filatelia

Av. D. João II LT 1.12.03 4º
1999-001 LISBOA
Estações dos Correios
E-mail: filatelia@ctt.pt
Linha CTT 707 26 26 26;
Horário de funcionamento: Dias úteis das 9h às 17h 
Fax 210471 979

Mais informações.

Quais os montantes de indemnização?

Clique no produto pretendido e saiba os respetivos valores de compensação:

Correio registado

Encomendas CTT

O que são direitos aduaneiros?

Direitos aduaneiros são imposições tarifárias da UE sobre mercadorias importadas de países extracomunitários e de territórios europeus pertencentes à UE mas que são considerados extracomunitários.

Como é constituído o Código Postal?

O Código Postal é composto por uma parte numérica seguida da Designação Postal (definida pelos CTT – nos centros urbanos, é o nome da cidade, e no restante território baseia-se no nome da freguesia).

Na parte numérica, os primeiros 4 algarismos devem apresentar-se separados por um hífen dos restantes 3 algarismos. A Designação Postal deve apresentar-se em maiúsculas e separada dos algarismos por um espaço.

Exemplo: 2820-038 CHARNECA DA CAPARICA

 

Como posso encomendar?

A forma mais imediata de o fazer, é através do nosso site www.ctt.pt/loja-online/index.html. Em alternativa, poderá optar por utilizar a nossa linha direta através do telefone 707 26 26 26, horário de funcionamento: dias úteis e sábados das 8h às 22h  ou efetuar a sua encomenda através do email lojaonline@ctt.pt.

Que tipo de ficheiros posso enviar para a mailtec?

A mailtec está preparada para aceitar, virtualmente, todo o tipo de ficheiros com o input de informação. Basicamente podemos dividir esses ficheiros em ficheiros de dados (ASCII, txt, Excel, etc.) ou ficheiros de spool (PostScript, PDF, etc.), devendo ser acordada a criação de um interface, a desenvolver pela mailtec, para adequar os ficheiros de input ao sistema de produção da mailtec.

Em que consiste a Certificação de Fotocópias?

Este serviço permite-lhe certificar as fotocópias dos seus documentos, ou seja, "certificar a conformidade de fotocópias com os respetivos documentos originais".

A que outras imposições podem estar sujeitas as mercadorias, para além dos Direitos Aduaneiros?

IVA; IEC (Imposto Especial de Consumo).

Que peças existem na Filatelia tradicional?

Emissões base - todas aquelas cuja tiragem dos respetivos valores não é regulamentada por decreto. Destinam-se a suprir as necessidades postais do país e vão sendo emitidas nas quantidades que se julgarem necessárias enquanto estiverem em circulação. Não visam qualquer tipo de homenagem ou comemoração.

Selos comemorativos e de tiragem limitada - destinam-se à comemoração de um acontecimento ou data, ou a homenagear personalidades ilustres. Têm tiragem limitada.

Blocos comemorativos - selo ou conjunto de selos reunidos numa só folha contendo, normalmente uma ilustração alusiva ao tema. Os selos apresentam-se emoldurados pela margem não picotada.

Folha Miniatura - peça filatélica composta por vários selos iguais entre si, iguais aos selos da emissão ou ainda todos diferentes entre si e também diferentes da série.

Booklet - carteira com selos comemorativos unidos entre si,  sem serrilha nas margens superior e inferior dos mesmos.  

Sobrescritos de 1º dia - vulgarmente designados por FDC (first day cover) são sobrescritos ilustrados, emitidos especialmente para neles se colocarem os selos e o carimbo do 1º dia de uma emissão, e cuja ilustração reproduz o tema do selo ou motivos alegóricos relacionados com a série em questão.

Pagela Anunciadora da Emissão - brochura em formato A5 com um breve texto alusivo ao tema, reprodução dos selos e blocos e os dados técnicos da emissão correspondente.

Inteiros Postais - objeto postal com a franquia impressa.

Bilhetes Postais - bilhete postal ilustrado, reproduzindo o motivo ou tema de cada selo de uma emissão.

Bilhetes Postais base - os de uso corrente cujo selos impresso é o da série base em vigor.

Postal Máximo - é uma peça filatélica composta por três elementos: postal selo e obliteração, os quais apresentam entre si o máximo de concordância em motivo, lugar e tempo. O postal ilustrado deve ser idêntico ao motivo do selo e existir, de preferência antes da emissão do selo; com um selo aposto no lado da ilustração, deve-se escolher o carimbo da localidade mais apropriada (ex: para o caso de uma personalidade : local do nascimento ou morte ou local onde exerceu a sua profissão)

Carteira Anual Tipo 1 - inclui todas as séries completas, obliteradas ou não, emitidas durante o ano.

Carteira Anual Tipo 2 - inclui todas as séries completas, blocos especiais, folhas miniatura e booklets emitidas durante o ano.

Carteira Temática - normalmente são compostas por selos e outras peças filatélicas subordinadas ao mesmo tema.

Marcofilia - colecionismo de marcas postais.

Carimbo de 1º dia - é um carimbo especialmente criado para comemorar a emissão de um selo ou série e que contém um desenho alusivo ao tema.

Carimbo comemorativo - é um carimbo com tempo de utilização limitado (normalmente só um dia) e é usado na comemoração de acontecimentos ou datas relevantes, possuindo uma ilustração alusiva

Flâmulas - são as obliterações impressas nas correspondências por máquinas de obliterar e franquiar e que constam de um carimbo datado e uma legenda, ilustrada ou não, com fins informativos ou propoagandísticos

Etiquetas - pequenos pedaços de papel, por vezes substituídos por carimbo ou marca manuscrita, que apõem nos sobrescritos e volumes postais.

 

Outras peças filatélicas: ver glossário

Como posso enviar ficheiros para a mailtec?

O processo de envio dos ficheiros dependerá, em grande parte do volume da informação a enviar, podendo ser acordados sistemas como linhas dedicadas, linhas comutadas, e-mail ou CD/DVD.

Qual a legislação aplicável?

RSPC – Regulamento do Serviço Público de Correios, aprovado pelo Decreto-Lei nº 176/88 de 18 de maio.

Podem certificar-se qualquer tipo de documentos?

Só se certificam documentos perante a apresentação do documento original. Não se certifica mediante a apresentação de fotocópias autenticadas.

Salvo se for requerido pelo Tribunal, não se certificam fotocópias de documentos cujo prazo de validade se encontre ultrapassado ou se encontrem em mau estado de conservação.

Quando recebo a minha encomenda?

As entregas permitem os seguintes envios:

  • Urgente até 12h,
  • Urgente até 18h,
  • Urgente de 19h-22h,
  • Dia Certo até 12h,
  • Dia Certo até 18h,
  • Dia Certo de 19h-22h,
  • Não Urgente Nacional <2kg,
  • Não Urgente Nacional >2kg,
  • Não Urgente Internacional.

Alguns artigos, devido às suas características, não têm disponíveis todos estes meios de envio.

Consulte as condições especificas para os produtos meuselomeupostalbilhetes para espetáculos.

Como organizar uma Coleção?

Existem muitas formas de colecionar, mas todas elas têm por base as seguintes normas:

Coleção tradicional: composta por todos os selos de todas as taxas das respetivas séries, colocadas pelas ordens cronológica de emissão e de valores

Coleção moderna: o material filatélico é unicamente escolhido em função do tema e do plano de desenvolvimento desse mesmo tema. Dividem-se em dois grandes ramos:

Coleções Temáticas - incluem-se os elementos filatélicos de qualquer natureza, cujos motivos neles apresentados ou que deles ressaltam, ou ainda, o fim a que se destinam, tenham cabimento direto, e ou ajudem a desenvolver o tema escolhido

Coleções por Assuntos ou de Motivos - têm cabimento todos os selos e documentos filatélicos que se ligam com um motivo ou um fim de emissão. A sua apresentação pode ser feita segundo uma ordem sistemática, por países ou por ordem cronológica. Assim, nas coleções de motivo parece uma sucessão de selos ou de séries onde o mesmo motivo se repete regularmente (o que já não acontece numa temática)

Os selos, tanto novos como usados, devem ser guardados num Álbum classificador (álbuns com tiras de papel seda horizontais, onde se colocam os selos), conforme se vão obtendo.

Ao possuirmos já uns tantos selos começamos a colocá-los por ordem de emissões e de taxas. Para tal necessitamos de um Catálogo. Existem também folhas com dimensões e formatos especializados que servem de base à montagem da coleção.

Se se trata de uma coleção de tipo tradicional, podem escolher-se dois tipos de folhas-suporte:

Folhas de álbum impressas, onde cada folha já tem a indicação do sítio onde se colocam os selos, com o respetivo desenho ou descrição

Folhas de quadrícula simples, onde os selos se vão colocando segundo a nossa vontade e critério Se se trata de uma coleção de tipo moderno temos forçosamente de utilizar folhas de quadrícula simples, pois somos nós quem determina as peças que entram na coleção e onde.

Mais informações

Quando recebo um objeto internacional pago o Serviço de Apresentação à Alfândega?

A Taxa de Apresentação à Alfândega só é cobrada quando houver um despacho da Alfândega associado.

Que valor é cobrado pela Certificação de Fotocópias?

Até à 4ª página o valor a pagar mantém-se. A partir da 5ª página (inclusive) acresce € 1 + IVA. Este valor adicional de € 1,00 por página só é cobrado até ao limite de € 150, o que significa que a partir das 150 páginas adicionais, o preço do valor adicional se mantém.

A Certificação de Fotocópias para fins militares e eleitorais está isenta de pagamento.

Qual o sistema de preços da mailtec ?

O sistema de preços da mailtec é definido caso a caso, em função do nível de serviço pretendido e considera duas parcelas: uma parcela correspondente ao esforço informático para implementação do trabalho em produção (se aplicável) e uma parcela correspondente às atividades de produção, que será proporcional ao volume do trabalho (número de objetos postais).

Como posso pagar a minha compra?

A Loja Online dos CTT disponibiliza vários meios de pagamento:

  • Multibanco. A garantia do envio só será assegurada após a confirmação do pagamento, que ocorre no máximo 24 horas após o pagamento;
  • Voucher (comprado nas Lojas CTT);
  • Payshop;
  • Cartão de Crédito;
  • Cobrança (apenas disponível para Produtos Postais e Produtos de Filatelia);

A compra de bilhetes para espectáculos apenas é possível através de cartão de crédito visa/ mastercard/ MBnet.

Como se processa o meio de pagamento payshop?

Ao selecionar o meio de pagamento “payshop” e confirmar a sua encomenda, automaticamente aparecerão no ecrã os dados para pagamento através da payshop. Entretanto receberá um e-mail com estes mesmos dados:

Referência: XXXXXXXXXXXXX

Data limite: AAAA-MM-DD

Montante: €XX,XX

Como pagar?

Com estes dados, deverá dirigir-se a um agente payshop, que introduzirá os mesmos no terminal, receberá o pagamento da encomenda e registará a operação, entregando-lhe um recibo comprovativo do pagamento. Esta informação é transmitida aos CTT de imediato, para envio da sua encomenda.

O pagamento deverá ser efetuado em dinheiro. Depois de proceder ao pagamento da sua encomenda num agente payshop, receberá um último e-mail com a confirmação do mesmo.

Onde pagar?

Pode realizar o pagamento num dos 3.800 Agentes payshop.
Clique aqui para descobrir qual o agente payshop mais próximo.

Que serviços disponibiliza a mailtec?

A mailtec presta serviços no âmbito da gestão e produção de documentos fisicos, como por exemplo, extratos bancários, cheques, faturas ou mailings, bem como documentos "virtuais", como faturas eletrónicas, gestão de pagamentos, campanhas por e- mail, etc.

No mundo fisico, a mailtec enquadra todas as atividades relacionadas com a gestão, produção e arquivo documental, como sejam:

  • Receção, tratamento e formatação de ficheiros;
  • Impressão a preto ou a cores de documentos;
  • Envelopagem de documentos e de adicionais de marketing;
  • Geração de imagens dos documentos para arquivo eletrónico;
  • Entrega dos objetos postais aos CTT;
  • Fornecimento e gestão de materiais para produção de documentos.

No mundo virtual a mailtec encarrega-se do desenho e implementação de sistemas de informação de gestão de documentos end-to-end, usando as melhores práticas de mercado.

Que títulos de transporte posso comprar?

Nas lojas CTT, poderá fazer a aquisição/carregamento de títulos de transporte da Carris e Horários do Funchal.

Títulos de transporte da Carris:

Zapping: Carregamento de Cartões 7 Colinas, Viva Viagem e Lisboa Viva; Cartão 7 Colinas; Passes Intermodais; Bilhetes Carris/Metro em cartão 7 Colinas ou Viva Viagem; Passes Combinados.

Títulos de transporte Horários do Funchal:

Passes: social, criança, pensionista, estudante, invalidez, 15 dias, 30 dias, 12 meses.

O que é a sobretaxa de armazenagem em alfândega?

O prazo máximo de permanência dos objetos na alfândega é de 30 dias seguidos. Quando este prazo for ultrapassado e o objetos não for levantado é cobrada a sobretaxa de armazenagem em Alfândega.

Locais de Venda?

Para garantir que a sua coleção esteja sempre completa enviamos-lhe todos os selos (e outras peças que deseje colecionar) à medida que são emitidos. Basta tornar-se cliente com Plano de Assinatura. Peça-nos o Plano de Assinatura para qualquer dos nossos contactos:

  • Filatelia

    Av. D. João II nº 13  4º
    1999-001 LISBOA

  • Lojas CTT

    E-mail: filatelia@ctt.pt

    Linha CTT 707 26 26 26; Horário de funcionamento: Dias úteis das 9h às 17h 

    Fax 210471 979

Como se processa uma devolução?

Pode efetuar a devolução de uma encomenda no ato da entrega, indicando ao carteiro quais as anomalias detetadas (ex: caixa danificada; engano no artigo; artigo em falta), ou até 14 dias após a receção da encomenda. Apenas necessita de informar a Loja Online através dos nossos contactos (telefone/fax/email) indicando o nº de encomenda, os artigos que pretende devolver, se pretende troca ou o reembolso, e enviar a encomenda na embalagem original, juntamente com o formulário de devolução devidamente preenchido, a fatura de venda e o talão que comprova a entrega.

Apenas se aceitam devoluções de artigos em perfeitas condições, completos e devidamente embalados. Os reembolsos são processados até 15 dias após devolução através do mesmo meio de pagamento utilizado para efetuar a encomenda.

Não são permitidas devoluções de artigos personalizados (Chocotelegram, meuselo e meupostal) nem de bilhetes para espectáculos.

As devoluções devem ser enviadas para:

Loja Online
CTT Expresso 
Cais 5 MARL 
Lugar do Quintanilho, 
2664-500 SÃO JULIÃO DO TOJAL

Aceda aqui ao formulário de devolução.

Para produtos de filatelia:

Loja Online
Filatelia 
Rua João Saraiva nº 9
1700-248 Lisboa

Aceda aqui ao formulário de devolução específico para produtos de filatelia.

Onde são as instalações dos serviços de Alfândega?

As instalações dos Serviços de Alfândega situam-se no edifício da Av. Marechal Gomes da Costa nº 13, 1849–001 Lisboa. Um espaço onde se disponibilizam todos os serviços, assegurando melhores condições para o atendimento e entrega de encomendas.

Como garante a mailtec a segurança e confidencialidade dos dados?

A mailtec presta serviços de gestão e produção de documentos para a banca desde 1995, tendo como Clientes regulares e exclusivos, os maiores bancos portugueses.

Por isso, o sistema de segurança da mailtec tem sido regularmente auditado e certificado nas suas três componentes: segurança física, segurança informática e recursos humanos.

A aplicação dos mesmos métodos de produção e do mesmo sistema de segurança a todos os trabalhos é uma garantia de segurança e tratamento confidencial de toda a informação.

Locais para avaliar as coleções?

  • Casas Comerciais de Filatelia
  • Clubes Filatélicos

Quais os contactos disponíveis?

Para qualquer dúvida ou questão os Clientes têm à disponibilidade os seguintes meios de contacto:

Linha CTT: 707 26 26 26. Horário de funcionamento: Dias úteis e sábados das 8h às 22h

Fax: (351) 210 471 976

E-mail: lojaonline@ctt.pt e filatelia@ctt.pt (encomendas de artigos de filatelia)

Quais os objetos sujeitos a desalfandegamento/controlo aduaneiro?

Todos os objetos postais provenientes de países extracomunitários e de territórios europeus pertencentes a países da UE mas considerados extracomunitários em termos fiscais podem ser sujeitos a controlo aduaneiro.

Como posso acompanhar a produção dos meus trabalhos?

O acompanhamento dos trabalhos pode ser feito em três momentos:

  • Antes do início do trabalho deverão ser validadas samples para confirmar a adequação dos documentos aos requisitos definidos;
  • Durante a prestação do serviço a mailtec disponibiliza Assistentes de Clientes para prestar qualquer informação necessária sobre o trabalho;
  • Após a conclusão do trabalho a mailtec disponibiliza instalações caso se pretenda um controlo de produto acabado, bem como os relatórios com as estatísticas de produção.

A mailtec disponibiliza aos seus clientes um portal na internet que permite seguir diariamente todos os seus trabalhos de impressão e envelopagem.

Quais os territórios pertencentes à U. E., que no entanto em termos fiscais (IVA) são considerados extra-comunitários estando sujeitos a controlo aduaneiro?

Dinamarca (Ilhas Faroé), Alemanha (Buesingen, Ilha Helgoland), Finlândia (Ilhas Aland), Espanha (Ilhas Canárias, Territórios de Ceuta e Melilla, Andorra), Grécia (Month Athos), Itália (Campione d’Itália, Livigno, águas territoriais do Lago Lugano), Reino Unido (Guernsey, Jersey e Gibraltar)

A mailtec estabelece limites mínimos de produção?

Qualquer solicitação será considerada de acordo com os requisitos do trabalho pretendido (volumes de produção, prazos, materiais, etc.) e enquadrada no sistema de preços da mailtec (esforço informático para implementação e atividades de produção). A decisão final será sempre do Cliente.

Que artigos com circulação proibida pela via postal podem ser apreendidos?

Todos os produtos proibidos de circular pela via postal em Portugal, por exemplo material suspeito de contrafação (relógios, malas, material de desporto, etc), detetores de radar, objetos valiosos sem valor declarado podem ser apreendidos.

A considerar ainda proibições noutros países de destino ou trânsito. 

Quais as principais valências da mailtec?

A mailtec dispõe de um conjunto de meios de produção que tem garantido uma resposta positiva a todos os desafios que nos têm sido colocados, em termos de gestão e produção de documentos:

  • Unidade de Otimização de Processos de Negócio para análise de requisitos e desenvolvimento de processos inovadores para gestão documental;
  • Capacidade única de tratamento e formatação de dados para produção de documentos, a partir de qualquer tipo de ficheiros;
  • Maior capacidade instalada de impressão laser, em bobine ou folha solta, para impressão laser a preto ou a cores;
  • Maior capacidade instalada de envelopagem automática e uma unidade especializada em operações especiais de tratamento e envelopagem manual de documentos;
  • Gestão logística total, desde o fornecimento de materiais para produção até à integração dos objetos postais na distribuição dos CTT;
  • Geração de imagens dos documentos produzidos instalação de arquivos eletrónicos de documentos.

Que artigos com circulação condicionada/restringida podem ser apreendidos?

  • Animais vivos, produtos de origem animal, produtos alimentares, dependendo do país de origem e de destino.
  • Os materiais biológicos com ou sem agentes patogénicos para os seres humanos ou para outros animais vivos estão sujeitos a restrições.
  • Os restos incinerados só podem ser transportados dentro da respetiva urna e devidamente acondicionados.
  • Aceitam-se os equipamentos que contenham até 4 pilhas ou 2 baterias de lítio no seu interior (as baterias ou pilhas de lítio embaladas sozinhas ou fora dos aparelhos a que pertencem estão proibidas de circular pelo correio).

Qual a capacidade de produção da mailtec?

A mailtec tem a maior capacidade instalada para produção de documentos, existente em Portugal e gere essa capacidade segundo os requisitos que são definidos por forma a haver um acordo, para cada trabalho, ao nível de serviço SLA –Service Level Agreement: tempo que decorre desde o início da prestação do serviço até à conclusão da entrega aos CTT.

Qual o horário de funcionamento da mailtec?

Os serviços comerciais da mailtec funcionam nas horas normais de expediente, enquanto as operações de produção funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, decorrendo as entregas aos CTT nos dias úteis.

O que deve ser feito em caso de importar medicamentos para consumo próprio?

Para importar medicamentos é necessário requerer uma autorização de desalfandegamento no INFARMED – Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, Av. do Brasil nº 53 (Hospital Júlio de Matos) 1749-004 LISBOA. Telefone: 217 987 373.

Quando compro via internet que cuidado devo ter?

Na sua compra via internet assegure-se que o objeto contém documentos comprovativos da compra (valor). Deverá igualmente ter em conta onde se insere o país de origem do envio e não o país da compra de internet (exemplo - compra num site na Alemanha (comunitário) mas a origem do envio USA (não comunitário) tem controlo aduaneiro).

Que informação de retorno posso obter após a conclusão dos trabalhos?

À partida de cada trabalho deverá ser definida a informação de retorno pretendida, podendo ser considerada informação de gestão (impressões, envelopagens e objetos postais produzidos, com as respetivas datas de entrega aos CTT) ou mesmo conteúdos (documentos impressos para ser devolvidos, imagens dos documentos produzidos para emissão de segundas vias, geração de arquivos eletrónicos, etc). A mailtec disponibiliza aos seus clientes um portal na internet que permite seguir diariamente todos os seus trabalhos de impressão e envelopagem.

O que é uma Declaração de Compromisso de Honra? Que informação deve conter?

A Declaração de Compromisso de Honra, é um documento que deverá ser preenchido pelo destinatário, para declarar o conteúdo e o valor do objeto (valor não comercial)

O que acontece à informação e aos ficheiros após a conclusão dos trabalhos?

Após a conclusão dos trabalhos todos os ficheiros que recebemos e todos os ficheiros de produção serão apagados num prazo a acordar (que poderá ir de 1 a 2 meses).

A mailtec manterá apenas um registo estatísticos das atividades desenvolvidas, o que por razões de confidencialidade, não inclui conteúdos.

Devo incluir o Código Pautal de objeto?

Se for um remetente comercial, ou enviar objetos com valor comercial, a inclusão do código pautal (nomenclatura combinada) do conteúdo do objeto na guia de transporte e nos impressos CTT possibilita o rápido desalfandegamento do objeto.

O que é uma Fatura Proforma? Que informação deve conter ?

A Fatura Proforma, é um documento que acompanha o objeto, para indicar o valor da mercadoria sem valor comercial. É um documento dirigido a Empresa-Empresa que acompanha uma amostra ou produto para teste, sem existir transação comercial. A Fatura Proforma é idêntica a uma Fatura Comercial, mas sem Nº de fatura.

Exemplo de Fatura Proforma

Devo incluir o meu nº de contribuinte ou VAT number?

Sim, se for um remetente comercial ou enviar objetos com valor comercial.

O que é o Aviso de Desalfandegamento?

É um documento dirigido ao destinatário do objeto que indica as condições necessárias para realizar o desalfandegamento do objeto.

Aviso de Desalfandegamento

Que contacto devo utilizar para ter informações sobre o meu objeto?

Linha CTT 707 26 26 26

Quando é necessário Despacho Formal de Exportação/Importação?

É sempre necessário o Documento Administrativo Único (D.A.U), vulgarmente designado por DU, quando o valor global das mercadorias exceder, por remessa (conjunto de envios) e por declarante, o limiar estatístico previsto nas disposições Comunitárias em vigor (1.000 Euros). Os Serviços Aduaneiros poderão no entanto exigir a sua apresentação para valores de mercadoria abaixo do limiar previsto.

O que é se pode considerar uma exportação temporária? Em que condições?

Mercadorias exportadas em execução de um contrato de aluguer ou cedidas a titulo de empréstimo, cuja propriedade se mantém na posse do expedidor. A mercadoria sai do país temporariamente, por várias razões: (exemplos: reparação, exposições, demonstrações). A razão da exportação tem que estar bem explícita na fatura.

Qual o procedimento na apreensão de objetos?

O material que não reúna as condições de circulação pela via postal será entregue às entidades competentes para dar seguimento aos procedimentos previstos na legislação nacional nomeadamente apreendido, destruído ou devolvido à origem.

Quais os documentos exigíveis pela Autoridade Tributária?

Consulte os documentos que são exigidos pela autoridade tributária no desalfandegamento de mercadorias.

Qual a cotação do DTS/DES?

Em 2017 1 DTS  = 1,2574 EUR.

 

DTS - Droit de Tirage Spécial ou DES – Direito Especial de Saque

DTS/DES - Moeda utilizada pelas organizações representadas pela ONU, nomeadamente a UPU – União Postal Universal.