Desportos Radicais


Desafiando limites tantas vezes impensáveis, em situações extremas, é no fio da navalha que os atletas radicais vivenciam sensações únicas e momentos de rara beleza — privilégios reservados a quem se atreve. No céu ou no mar, em terrenos verticais, rios sinuosos ou asfaltos acidentados, o perigo associado à prática de um desporto radical traduz-se em intensas experiências físicas e psicológicas. Disciplina, treino e audácia definem o perfil destes atletas.


Voar enquanto se desliza pela água, puxado por um papagaio, é o objetivo do kitesurf. Extraordinárias travessias tornam-se assim possíveis, como percorrer em 12 horas e meia os 300 quilómetros que separam as Ilhas Selvagens do Funchal, feito recente do português Francisco Lufinha. O papagaio é fixado à cintura do atleta e uma prancha serve de suporte aos pés. O equipamento completa-se com um sistema de linhas e uma barra de controlo, que permite definir o trajeto, a velocidade e ainda realizar saltos incríveis.

Associada à conquista dos cumes, a escalada define-se como uma técnica de progressão usando os pés e as mãos e, de um modo geral, material de segurança, num terreno de inclinação acentuada. Embora o ato de trepar seja ancestral,é costume relacionar o início desta atividade com as primeiras ascensões sistemáticas aos Alpes, no início do século XVIII. Só décadas mais tarde ocorre a transição da escalada em neve ou gelo para itinerários rochosos.


O rafting é uma forma de navegação em águas bravas, realizada em botes (rafts) insufláveis manobrados por uma equipa que rema sob o comando de um instrutor.Além de capacidade técnica e destreza física, a estes atletas exige-se elevado espírito de equipa e sentido de liderança. Existe como desporto desde que foi criado um sistema auto escoante de água, que tornou os rafts mais manobráveis na descida de rápidos longos e contínuos. Em Portugal, o Rio Paiva, pela natureza selvagem do seu curso, reúne condições de excelência para esta prática.


Dados Técnicos / Technical Data


Emissão / issue - 2015 / 02 / 12
Selos / stamps
N20g. – Nacional 20 gramas / 20 grams national
A20g. – “Correio Azul” Nacional 20 gramas / 20 grams national “Correio Azul”
E20g. – Europa 20 gramas / 20 grams Europe
Design - João Machado
Capa da pagela / brochure cover
Fotos/photos
Kitesurf - ©Alamy/Fotobanco
Escalada/ Climbing - ©Deposit Photos/Fotobanco
Rafting - ©Deposit Photos/Fotobanco
Papel / paper
90 g/m2
Formato / size
Selos / stamps: 25 x 30mm
Picotagem / perforation
11 3/4 x 11 3/4
Impressão / printing - offset
Impressor / printer - bpost
Sobrescritos de 1.º dia / FDC
C6 – €0,56
Pagela / brochure
€0,70