Madeira Autoadesivos II

Europa 2011 - Floresta e Turismo
A Região Autónoma da Madeira possui a maior mancha de Laurissilva da Macaronésia, reconhecida como Património Natural Mundial da UNESCO. A Laurissilva é considerada uma relíquia viva e integra o Parque Natural da Madeira. O Espaço florestal desta Região possui características naturais próprias – geológicas, hidrológicas e climáticas distintas. Um dos maiores encantos da Madeira é a sua vegetação exuberante e variada que combina características tropicais com as mediterrânicas, originando uma miscelânea vegetal variada e com muitos tons de verde, formas e portes. A beleza das paisagens e as particularidades da Laurissilva têm contribuído para a economia regional que assenta no turismo e desportos de Natureza.

Bordados Tradicionais Portugueses
Os bordados da Madeira foram os que entre nós mais se internacionalizaram e que maior valor económico detêm. Estes trabalhos, divulgados a partir do século XIX, destinam-se ao vestuário feminino e à roupa de casa de uma clientela admiradora e sequiosa de requinte. São feitas toalhas de mesa, vestidos, camisas, lençóis e requintados lenços em linho, seda, algodão e organdi preenchidos com elaboradas composições concebidas com linhas da mesma cor. Estas peças têm uma história e tradição ligadas à prosperidade e muitas foram e são as mesas da aristocracia europeia cobertas com estes bordados. Hoje em dia, o mais fino e delicado Bordado é tanto uma recordação como um presente muito procurado pelos turistas que visitam a ilha e que muito admiram a sua beleza e mestria. Este é um tesouro que irá durar, certamente, várias gerações.

Europa 2012 - Visite…
Portugal, pais de mar e de marinheiros, de cheiros a sal e a maresia, teve momentos altos ao longo dos anos. No terceiro quartel do século XX, a marinha mercante portuguesa viveu um desses momentos. Vivia-se um contexto económico favorável, o que terá levado a regressar ao mar, com a compra de dezenas de navios novos e bastante avançados para o tempo. Eram vigorosos, suntuosos e graciosos, dignos de representar a tradição marítima portuguesa. Portugal esteve ligado ao mundo, durante os anos 50, 60 e 70, por uma frota de paquetes esplendorosa. Viagens frequentes transportavam milhares de passageiros entre a Europa, África e América. Um dos paquetes mais notável que fazia parte da frota portuguesa era o Santa Maria, com a nobreza dos seus traços e pormenores artísticos. Na primeira vez que navegou no Tejo, em 1953, foi recebido em festa, como aliás era costume cada vez que chegava ou partia de um porto. O seu destino habitual era o Brasil e a América, passando pela Madeira.

Pão Tradicional
Consequência da sua localização estratégica, a Madeira, nos séculos XV e XVI, foi local de acolhimento das rotas de vários produtos, acolhendo deste modo influências gastronómicas de outros continentes. Por esta razão, a mesa madeirense, desde há muito tempo, que apresenta alguns pratosherdados. O Bolo do Caco retrata esta influência trazida pela expansão portuguesa. De origem árabe, este pão, é confeccionado com batatas-doces, alho, farinha de trigo, fermento de padeiro, água e sal, apresenta um aspeto achatado. Antigamente era cozinhado num caco de telha aquecido nas brasas, aspeto que lhe dá o nome. Atualmente existem formas diferentes de o cozer: sobre uma chapa de ferro, numa frigideira, no fundo de uma panela de barro ou de ferro, ou sobre uma laje chamada “pedra de tufo”, estando todos estes utensílios a escaldar. Apesar de ser um pão caseiro é possível comprá-lo na rua aos vendedores ambulantes que ai os cozinham. O costume é come-los quentes, abertos ao meio, cobertos com salsa picada e barrados com manteiga de alho que se derrete e embebe o miolo.

Quintas da Madeira
A Quinta Monte Palace localiza-se numa zona alta da baia do Funchal. Em 1773, o Cônsul inglês Charles Murray adquire estes terrenos onde constrói uma residência. Em 1897 foi comprada por Alfredo Rodrigues que a transformou num hotel de luxo inspirando-se nos palácios românticos das margens do rio Reno. Este hotel fazia parte do itinerário dos elegantes e do turismo cosmopolita do princípio do século. Em 1987, o empresário Joe Berardo compra a quinta e ai instala a sede da Fundação. Com esta compra, a casa da Quinta passa a ser exclusivamente para uso privado enquanto os jardins são abertos ao público. Estes espaços têm sido renovados com plantas exóticas endémicas de vários países e com plantas naturais das florestas madeirenses. Dados Técnicos

Emissão: 2015 / 01 / 19

Esta Booklet é composta por 30 selos autoadesivos, de 5 emissões da Madeira lançadas entre 2009 e 2012.

E20g. (Europa 20 gramas) – 231 000 x 5

Quintas da Madeira - 2011
Pão Tradicional - 2009
Europa – Visite… - 2012
Europa - Floresta e Turismo - 2011
Bordados Tradicionais Portugueses - 2011

Design: Design&etc - Helder Soares

Créditos:

Quintas da Madeira – 2011
Foto: Duarte Neves
Design: Pedro Antunes

Pão Tradicional - 2009
Foto: © Lemonnierfoto
Design: Atelier Acácio Santos / Elizabete Fonseca

Europa – Visite… - 2012
Postal original editado em 1953 pela Companhia Colonial de Navegação reproduzindo uma pintura de Gordon Ellis.
Col. Luís Miguel Correia
Design: Atelier Acácio Santos / Helder Soares

Europa - Floresta e Turismo - 2011
Ilustrações: José Projecto
Design: Atelier Acácio Santos / Túlio Coelho

Bordados Tradicionais Portugueses - 2011
Foto: Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM)
Design: Folk Design / Sofia Raposo

Sobrescrito 1.º dia:
Foto: Museu de Arte Popular / Luísa Oliveira. Instituto dos Museus e da Conservação / Divisão de Documentação Fotográfica.

Capa da pagela:
Foto: Alamy / Fotobanco

Agradecimentos:
Quintas da Madeira – 2011: Fundação Berardo
Pão Tradicional – 2009: Paulo Chagas (produção)
Europa – Visite… - 2012: Luís Miguel Correia
Europa - Floresta e Turismo – 2011: Secretaria de Estado das Florestas Autoridade Florestal Nacional
Bordados Tradicionais Portugueses – 2011: Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM)

Papel: 90 g./m2

Formato:
Selos: 1 x 30,6 x 40 mm, 4 x 40 mm x 30,6
Picotagem : 11 3/4 x 11 3/4

Impressão: offset

Impressor: bpost

Sobrescritos de 1.º dia / FDC: C6 – €0,56

Pagela: €0,70