Soluções Geográficas

 

As Soluções Geográficas dos CTT são serviços que recorrem a tecnologia e ferramentas no domínio dos sistemas de informação geográfica, permitindo desenvolver os mais diversos processos de análise espacial e geoprocessamento de informação.

As Soluções Geográficas permitem ter uma melhor caraterização geográfica e postal do território português, ajudando a potenciar o seu negócio no processo de tomada de decisão e a nível operacional, comercial ou de marketing.

Conhecimento geográfico do território, proximidade com a população, informação de valor ao nível da caraterização geográfica do código postal, constante atualização das Bases de Dados (BD), são vantagens que suportam as Soluções Geográficas dos CTT.

Pode solicitar as seguintes Soluções Geográficas através do gestor comercial dos CTT da sua empresa ou dirigindo-se a uma Loja CTT:

  • Geoaddress

O Geoaddress é uma solução de atualização, validação e normalização de endereços postais, que promove a melhoria da qualidade das bases de dados de moradas. Esta solução recorre ao cruzamento da informação toponímica e postal das bases de dados de endereços dos clientes com informação qualificada propriedade dos CTT.

Melhorando a qualidade de bases de dados de moradas dos seus clientes, a sua empresa irá aumentar a eficácia de ações de marketing direto, assegurar a correta comunicação com os clientes, diminuir o risco de devolução de correio e fraude, e ter mais facilidade em organizar a informação proveniente de diferentes bases de dados de endereços.

Para usufruir do Geoaddress é necessário fornecer aos CTT as bases de dados de endereços que o pretende melhorar, com informação relativa a toponímia, número de polícia e código postal de 7 dígitos. Os CTT fornecem posteriormente uma base de dados com registos atualizados e o relatório de tratamento da base de dados, com resumo de ações realizadas e quantidade de registos atualizados, e informação de cada uma das componentes do serviço Geoaddress.

O Geoaddress apresenta duas componentes no domínio do endereçamento:

  • TAE - Tratamento Automático de Endereços:
    Processamento batch de tratamento de informação de endereçamento, suportado por procedimentos automáticos de análise do endereço postal. Divide-se em 6 processos independentes: desduplicação de endereços, atualização dos códigos postais, validação da existência de endereços, identificação de endereços insuficientes, codificação da porta (CBC).
  • CAE - Correção Assistida de Endereços:
    Processo de tratamento e validação manual, recorrendo a técnicos especializados, assistido por uma aplicação informática própria dos CTT. Divide-se em 2 processos: atualização assistida do código postal, e validação da existência de endereços.

 

  • Geomarketing

O Geomarketing é um serviço baseado em Location Intelligence, que visa otimizar campanhas e alcançar o consumidor no local certo e à hora certa. Considera a visualização de informação de várias fontes mapeada, e a análise da mesma, como uma componente de tomada de decisões.

O Geomarketing permite conhecer melhor o território envolvente das áreas de atuação da sua empresa, combinando a informação geográfica com informação sociodemográfica, habitacional e empresarial, ajudando-o na tomada de decisões.

Para usufruir deste serviço é necessário fornecer aos CTT: localização das suas empresas/lojas, localização dos seus concorrentes, localização dos seus clientes, e respetivas coordenadas ou CP7.

Dependendo do tipo de análise a realizar, os CTT fornecem posteriormente ficheiros XLS com informação alfanumérica, gráficos e mapas, com caracterização de áreas de influência (distância euclidiana e distância/tempo sobre a rede viária); segmentação de territórios, via caracterização alfanumérica (informação sociodemográfica, habitacional, empresarial, etc.) ou geográfica; e outro tipo de análises que conduzam à construção de cenários de decisão (Tailor Made).

É ainda fornecida a caraterização dos códigos postais de 7 dígitos, complementada com informação censitária proveniente do INE, de acordo com os pressupostos e critérios definidos pelo cliente.

 

  • Georouting

É um serviço complementar do Geomarketing que permite acrescentar às análises sobre a rede viária, informação como restrições e sentidos de trânsito, troços pagos, distância em tempo e/ou quilómetros.

O Georouting permite otimizar percursos, considerando o tempo, e/ou a distância, de forma a avaliar oportunidades de negócio.

Para usufruir deste serviço é necessário fornecer aos CTT as localizações que pretende considerar no estudo (da sua empresa/loja(s), concorrentes, clientes, etc…) com as respetivas coordenadas ou CP7.

Dependendo do tipo de análise a realizar, os CTT fornecem posteriormente ficheiros XLS com informação alfanumérica, gráficos e mapas, com a identificação das origens e destinos e respetiva distância/tempo.

O Georouting permite análises de matriz custo origem-destino; otimização de recursos; identificação de caminho mais próximo/menos custos; identificação de pontos de interesse mais próximos (segundo tempo e/ou quilómetros); análise de acessibilidades.

 

  • Licenciamento Bases de Dados CTT

O serviço de licenciamento “BD Informação Postal + Freguesia” consiste no fornecimento de uma base de dados com informação ao nível do código postal de 7 dígitos e a sua relação com as freguesias, para todo o território nacional ou para os concelhos pretendidos. A estrutura de informação será fornecida em BD Access.

O serviço de licenciamento “BD Geoindex Coordenadas Códigos Postais” consiste no fornecimento de uma base de dados geográfica que integra informação relativa à localização e caracterização dos códigos postais de 7 dígitos, representando a geocodificação do território português através do CP7. Permite saber a localização dos seus clientes ou dos seus concorrentes através da georreferenciação ao CP7. A estrutura de informação será fornecida em BD Access.