Políticas, Relatórios e Índices

Políticas
Relatórios de Sustentabilidade
Índices de Qualidade

Com mais de 3 mil viaturas, os CTT operam uma das maiores frotas automóveis do país, indispensável para distribuir diariamente milhões de correspondências e encomendas. Estamos conscientes dos seus impactes ambientais e tudo fazemos para os minorar. Renovamos as viaturas, otimizamos as rotas de distribuição, formamos os nossos trabalhadores em condução ecológica e segura. Apostamos também com muita convicção nas motorizações alternativas, que temos expandido significativamente.

A Política de Ambiente constitui um referencial para a atividade da Empresa, na sua totalidade. Através desta Política, os CTT assumem a componente ambiental como parte integrante da sua estratégia e prática de negócio.

Os CTT consideram que a sua Política de Compras Responsáveis é determinante para o cumprimento dos seus compromissos de desenvolvimento sustentável.

A integração destas metas nos produtos e serviços concebidos, comprados, e comercializados pelos CTT, permite-lhe atingir os objetivos de desempenho que definiu para si, no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento sustentável.

No terceiro trimestre de 2014 os CTT passaram a ser uma empresa totalmente privada e a única em Portugal cotada com 100% de free float. Deste processo resultou a consolidação do novo modelo dual de governo societário, incluindo a nomeação de Administradores não executivos e a introdução de novas práticas de relato.

Apesar da tendência decrescente do tráfego postal, lográmos aumentar os rendimentos operacionais em 1,8%, revelando a nossa forte aposta na consistência das prestações aos clientes e na inovação do negócio. Destaque para o desempenho dos serviços financeiros, que conseguiram reforçar a sua capacidade de criação de valor, aumentando a receita em 70 milhões de euros. A qualidade de serviço registou os habituais níveis de excelência (…), influenciando decisivamente a perceção dos clientes, dos quais 85% se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos.

Atribuímos 500 mil euros de apoio a iniciativas de intervenção social e ambiental, dinamizámos programas de recolha de bens e distribuímos mais 31 mil embalagens solidárias.  A nível ambiental, fomos declarados o operador postal mundial com maior redução da pegada carbónica no último quinquénio, -51%. Continuámos a expandir a frota elétrica, domínio em que os CTT são líderes nacionais. Em matéria de reconhecimento e prémios, entre outros, destacamos a “Marca de Confiança Ambiente”, atribuída à empresa, pela primeira vez, pelas Seleções do Reader’s Digest.

Nós ligamos o país e o mundo! Estamos orgulhosos do nosso contributo para o bem comum, conquistado com o empenho de uma vasta equipa, mas nunca satisfeitos.  Prometemos fazer mais e melhor.

Extrato da Mensagem do Presidente – Relatório de Sustentabilidade 2014

Valores dos Índices Anuais de Qualidade

Valores dos Índices Mensais de Qualidade

Dezembro 2016

Objetivo

Últimos 
12 meses

a) CORREIO NORMAL 
% de entregas até 3 dias úteis 
% de entregas até 15 dias úteis


96,30
99,86


96,30
99,88

b) CORREIO AZUL 
% de entregas no dia útil seguinte (Continente)
% de entregas até 2 dias úteis (Açores e Madeira)  
% de entregas até 10 dias úteis


94,50
87,00  
99,85


94,30 
90,20 
99,90

c) JORNAIS E PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS 
% de entregas até 3 dias úteis


96,30


98,30

d) CORREIO INTERNACIONAL (EUROPA) 
% de entregas até 3 dias úteis
% de entregas até 5 dias úteis


88,00 
97,00


84,70 
96,80

e) ENCOMENDA NORMAL 
% de entregas até 3 dias úteis


92,00


91,60

f) TEMPO DE ESPERA NAS LOJAS CTT
% de atendimento até 10 minutos


85,00


87,40

g) OPINIÃO DOS CLIENTES 
% opiniões favoráveis


86,30

Informação de qualidade relativa ao serviço universal

Ficha Técnica
Valores aproximados
a) Correio Normal (*) - 50000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,1% margem de erro;
Correio Normal não entregue - 50000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,27‰ margem de erro
b) Correio Azul Continente (*) - 48000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,2% margem de erro;
Correio Azul Ilhas (*) - 42000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,3% margem de erro
Correio Azul não entregue - 90000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,2‰ margem de erro
c) JPP - Aproximadamente 18000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,2% margem de erro;
d) Controlo externo com painel de teste. (*) Valores acumulados desde o início do ano;
e) Encomendas - 12000 encomendas /ano, 95% nível de confiança e 0,5% margem de erro;
f) Tempo em Fila - 5000 Observações/ano, 95% nível de confiança e 0,7% margem de erro;
g) Opiniões - 20000 inquéritos/ano, 95% nível de confiança, margem de erro inferior a 5%;
Nota:
Os valores apurados para os indicadores reportam-se ao período terminado no mês anterior;
Os resultados foram obtidos pelo sistema interno de controlo de qualidade.
(*) Sistema de controlo conforme a norma EN 13850

CTT / AQ - Direção de Auditoria e Qualidade
Av. D. João II - 13, Piso 7
1999-001 LISBOA