Políticas, Relatórios e Índices

Políticas
Relatórios de Sustentabilidade
Índices de Qualidade

Com mais de 3 mil viaturas, os CTT operam uma das maiores frotas automóveis do país, indispensável para distribuir diariamente milhões de correspondências e encomendas. Estamos conscientes dos seus impactes ambientais e tudo fazemos para os minorar. Renovamos as viaturas, otimizamos as rotas de distribuição, formamos os nossos trabalhadores em condução ecológica e segura. Apostamos também com muita convicção nas motorizações alternativas, que temos expandido significativamente.

A Política de Ambiente constitui um referencial para a atividade da Empresa, na sua totalidade. Através desta Política, os CTT assumem a componente ambiental como parte integrante da sua estratégia e prática de negócio.

Os CTT consideram que a sua Política de Compras Responsáveis é determinante para o cumprimento dos seus compromissos de desenvolvimento sustentável.

A integração destas metas nos produtos e serviços concebidos, comprados, e comercializados pelos CTT, permite-lhe atingir os objetivos de desempenho que definiu para si, no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento sustentável.

O Banco CTT foi a nossa grande aposta em 2016: já abrimos 202 lojas e temos uma oferta simples mas completa de produtos financeiros para particulares. Fizemos isso mantendo padrões de qualidade exigentes: o índice global de qualidade de serviço atingiu 126 pontos face ao objetivo regulatório de 100 pontos e o nível de satisfação de clientes manteve-se em 86,1%.

Revimos a estratégia de sustentabilidade dos CTT, suportada num exercício de auscultação aos stakeholders. Adotamos e transpusemos para o nosso quadro de gestão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E, no âmbito da revisão do modelo de governance, criamos o Comité de Sustentabilidade, responsável pela definição, acompanhamento e desenvolvimento da política de sustentabilidade dos CTT, presidido por mim e integrando os restantes Administradores Executivos e alguns Diretores chave.

Em matéria de diversidade, o peso do género feminino no Conselho de Administração subiu para 25%. Renovámos a adesão ao IGEN – Fórum Empresas para a Igualdade, assumindo compromissos em matéria de igualdade, não discriminação, parentalidade e outros, e recebemos os prémios ”Promoção da Saúde e Bem-estar” e “Igualdade de Género”, da Human Resources.

Apoiámos iniciativas sociais e ambientais no valor de 1,2 milhões de euros e mobilizámos mais de 160 voluntários e familiares em ações de voluntariado ambiental e social. Dos programas de ajuda solidaria, destacamos o Projeto de Luta Contra a Pobreza.

No combate às alterações climáticas, lançámos, em parceria com a Quercus, a 3ª edição do projeto "Uma Árvore pela Floresta", que beneficiou de um impacto comunicacional invulgar atingindo quase 2 milhões de pessoas e foi premiado no "Green Project Awards" e no "CSR Coups de Coeur" da PostEurop.

O portefólio ecológico (Correio Verde e DM Eco) continuou a ganhar relevância, verificando-se em conjunto um aumento de 2,4% no tráfego e de 3,9% na receita. O peso das compras ecológicas no total dos fornecimentos atingiu 99,4%. Fomos pelo 3º ano consecutivo nomeados "Marca de Confiança Ambiente" pelas Seleções do Readers’ Digest.

Os CTT registaram a maior redução de emissões do setor postal a nível mundial, -70% nos scopes 1 e 2 (2015, baseline 2008) e voltaram a melhorar o posicionamento no rating de proficiência carbónica EMMS da IPC, alcançando a 3ª posição, entre os 20 principais operadores internacionais. Já no rating bolsista CDP, ascenderam a coliderança mundial do seu setor.

Iniciámos o caminho da Sustentabilidade há já mais de dez anos. Um desafio permanente, orientado para a comunidade, o planeta, o mercado e o aumento de valor da empresa. Um compromisso para prosseguir.

Extrato da Mensagem do Presidente & CEO – Relatório de Sustentabilidade 2016

Francisco de Lacerda
6 de abril, 2017

Valores dos Índices Anuais de Qualidade

Valores dos Índices Mensais de Qualidade

Dezembro 2016

Objetivo

Últimos 
12 meses

a) CORREIO NORMAL 
% de entregas até 3 dias úteis 
% de entregas até 15 dias úteis


96,30
99,86


96,30
99,88

b) CORREIO AZUL 
% de entregas no dia útil seguinte (Continente)
% de entregas até 2 dias úteis (Açores e Madeira)  
% de entregas até 10 dias úteis


94,50
87,00  
99,85


94,30 
90,20 
99,90

c) JORNAIS E PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS 
% de entregas até 3 dias úteis


96,30


98,30

d) CORREIO INTERNACIONAL (EUROPA) 
% de entregas até 3 dias úteis
% de entregas até 5 dias úteis


88,00 
97,00


84,70 
96,80

e) ENCOMENDA NORMAL 
% de entregas até 3 dias úteis


92,00


91,60

f) TEMPO DE ESPERA NAS LOJAS CTT
% de atendimento até 10 minutos


85,00


87,40

g) OPINIÃO DOS CLIENTES 
% opiniões favoráveis


86,30

Informação de qualidade relativa ao serviço universal

Ficha Técnica
Valores aproximados
a) Correio Normal (*) - 50000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,1% margem de erro;
Correio Normal não entregue - 50000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,27‰ margem de erro
b) Correio Azul Continente (*) - 48000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,2% margem de erro;
Correio Azul Ilhas (*) - 42000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,3% margem de erro
Correio Azul não entregue - 90000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,2‰ margem de erro
c) JPP - Aproximadamente 18000 objetos/ano, 95% nível de confiança e 0,2% margem de erro;
d) Controlo externo com painel de teste. (*) Valores acumulados desde o início do ano;
e) Encomendas - 12000 encomendas /ano, 95% nível de confiança e 0,5% margem de erro;
f) Tempo em Fila - 5000 Observações/ano, 95% nível de confiança e 0,7% margem de erro;
g) Opiniões - 20000 inquéritos/ano, 95% nível de confiança, margem de erro inferior a 5%;
Nota:
Os valores apurados para os indicadores reportam-se ao período terminado no mês anterior;
Os resultados foram obtidos pelo sistema interno de controlo de qualidade.
(*) Sistema de controlo conforme a norma EN 13850

CTT / AQ - Direção de Auditoria e Qualidade
Av. D. João II - 13, Piso 7
1999-001 LISBOA