Quercus e CTT plantam 65 000 árvores com o apoio de voluntários

5 de fevereiro, 2018

A enorme adesão dos portugueses à campanha "Uma Árvore pela Floresta", uma iniciativa da Quercus e dos CTT, agora na 4ª edição, tornou possível intervir em mais zonas do país do que as que estavam previstas inicialmente. Os trágicos incêndios que marcaram o ano de 2017 criaram uma vaga de fundo de solidariedade em Portugal. Muitos dos que quiseram apoiar, de alguma maneira combater este flagelo, encontraram no projeto “Uma Árvore Pela Floresta” a sua forma de contribuir para a reflorestação do país.

Muitas vezes, esse contributo foi feito em nome de empresas e de um vasto conjunto de instituições como Colégios, Escolas e Universidades, Organismos Públicos, Comissão Europeia, dos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), e da Guarda Nacional Republicana, mas também Embaixadas, Fundações, Hospitais e Clubes Recreativos, num total de 65 000 árvores doadas.

Inicia-se agora a fase do voluntariado e das ações de reflorestação, sendo este mais um aspeto que faz do projeto “Uma Árvore Pela Floresta” um exemplo pioneiro de cidadania participativa. Todos os que se registaram no website do projeto com o código do seu kit podem agora contribuir no terreno e participar como voluntários nas plantações. Assim, a partir do dia de hoje e até ao final de fevereiro, estão abertas as inscrições para as ações de reflorestação no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Serra de Montemuro e Parques Naturais do Tejo Internacional, Alvão e Serra da Estrela, bem como para as ações de reflorestação de floresta autóctone nas áreas ardidas de Arganil, Oliveira do Hospital e Castanheira de Pera. As plantações serão realizadas em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Juntas de Freguesia e Baldios.

Para se inscrever, envie-nos um email para voluntarios@quercus.pt ou aceda ao site do projeto em http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/, onde poderá encontrar informação mais detalhada sobre locais e datas.