Primeiro selo português faz hoje 160 anos

1 de julho, 2013

Mais de 4000 originais de selos foram produzidos desde então em Portugal.

O primeiro selo postal português, ostentando o perfil da Rainha Dona Maria II, faz hoje 160 anos. Este selo, emitido pela primeira vez a 1 de julho de 1853 pelos Correios de Portugal, foi produzido em grande quantidade e é hoje parte de todas as principais coleções filatélicas. Trata-se de um marco, de que os correios muito se orgulham, que lançou a filatelia portuguesa como uma das mais apreciadas do mundo.

Desde então, os Correios de Portugal lançaram mais de 1100 emissões filatélicas e produziram cerca de 4000 originais de selos postais. No total, estima-se que desde essa altura tenham saído das gráficas mais de 1,6 mil milhões de selos postais.

O primeiro selo português foi inspirado no modelo inglês. Em 1840 Sir Rowland Hill, um professor de liceu britânico, apresentou a ideia para o primeiro selo do mundo, que acabou por ser lançado a 6 de maio desse ano. Era o famoso Penny Black.

Esta revolução na forma de cobrar o serviço de transporte de mensagens advogava pela primeira vez o primado da cobrança pelo remetente, abandonando assim a forma clássica de pagamento pelo destinatário, até então seguida, e que tantos problemas causava aos serviços postais.

Anos mais tarde, e reinando em Portugal D. Maria II, o Príncipe Consorte - D. Fernando de Saxe-Coburgo - decidiu aplicar em Portugal a reforma dos serviços postais à moda inglesa, fazendo parte dessa reforma a adoção do Selo Postal.