Presidência da República condecora Martins Barata

31 de julho, 2018

Os CTT congratulam-se por a Presidência da República ter decidido agraciar com o grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública o Professor Arquiteto Martins Barata, uma das referências da Filatelia dos CTT. A cerimónia, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve lugar no Palácio de Belém, dia 30 de julho de 2018.

José Pedro Roque Gameiro Martins Barata foi consultor artístico dos CTT entre 1962 e 1978. Entrou na empresa para suceder no cargo a seu pai, Mestre Jaime Martins Barata, ilustre pintor e olissiponense que ocupou aquela posição entre 1940 e 1961. Trabalhou nos CTT até 1978, tendo continuado a colaborar com a empresa pontualmente até ao final da década de 80 do século passado.

Durante o período em que foi consultor artístico da empresa desenhou 52 emissões de selos para os CTT, contando aquelas que nos anos 70 entendeu dever assinar como “Serviços Artísticos dos CTT”, sem individualizar o autor.

Dos seus trabalhos destacam-se os selos das séries EUROPA 1977, que valeram à filatelia lusa o primeiro grande prémio ASIAGO, o mais antigo e mais importante galardão do setor, também conhecido como “Óscar” da filatelia. Destaque ainda para a emissão filatélica EUROPA 1979, que resultou da adaptação a selo de quadros originais de sua autoria que se encontravam no palácio Sousa Leal, sede dos CTT de então.

Para além dos CTT, José Pedro Martins Barata exerceu funções para entidades como o Ministério da Educação, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, OCDE, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Arquitetura Técnica de Lisboa, Instituto Português de Arquivos, Centro Português de Design e Banco de Portugal /Instituto Monetário Europeu. Foi ainda Professor Catedrático convidado no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e na Universidade Católica.