Novo livro dos CTT “Cafés Portugueses - Tertúlias e Tradição”

25 de setembro, 2017

Os CTT apresentam um novo livro sobre os “Cafés Portugueses – Tertúlias e Tradições” com foco nos mais emblemáticos cafés e pastelarias portugueses, numa junção de conceitos sobre as enormes alterações ocorridas no comércio e nas mentalidades ao longo dos anos. No dia 27 de setembro, às 11h00, o autor da obra estará presente na Loja CTT das Amoreiras para uma sessão de autógrafos.

Esta edição da autoria de Samuel Alemão dá-nos a conhecer a cultura do café associada à identidade e cultura de Portugal. Nas últimas décadas, Portugal sofreu um processo de profunda alteração territorial, com a saída das populações dos velhos centros urbanos para as novas periferias e a imposição de um outro paradigma, baseado nas grandes superfícies comerciais, com claro prejuízo para o comércio tradicional.

A «cultura de café» diluiu-se nos novos hábitos e algumas das casas mais conhecidas fecharam portas neste período. Apesar disso, muitos estabelecimentos sobreviveram e apresentam hoje uma história para contar, e são eles os protagonistas desta obra.

Lançado no dia 5 de setembro, este livro tem uma tiragem de 4000 exemplares e conta com as emissões filatélicas Cafés Históricos de Portugal de 2016 e 2017, um total de onze selos e dois blocos com o valor facial de 8,22€. O livro tem o valor unitário de 38,00€ e o design pertente a Hélder Soares do Design&etc.