Emissão Filatélica celebra 40 anos das relações diplomáticas entre Israel e Portugal

3 de abril, 2017

Foto da notícia

Os CTT celebram o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e o Estado de Israel, com uma emissão de selos que será emitida dia 4 de abril. Assinalar o relacionamento entre estes dois países é o objetivo desta emissão filatélica, que acolhe como imagem o roaz, um mamífero marinho presente nas águas de ambos os países.

O golfinho-roaz (Tursiops truncatus) é uma espécie comum ao longo da costa continental portuguesa, destacando-se a população residente do Estuário do Sado, que conta com 30 animais, única em Portugal e uma das poucas populações de golfinhos residentes a nível europeu. Para a proteção e conservação destes mamíferos foi criado em Portugal, em 2009, um Plano de Ação para a Salvaguarda e Monitorização da População de Roazes do Estuário do Sado.

De modo semelhante, Israel tem procurado estudar e preservar a população de cetáceos no mar Mediterrâneo através da IMMRAC (Israel Marine Mammal Research & Assistance Center), uma organização sem fins lucrativos.

Desde o final da década de 50 que um Consulado de Israel funciona em Lisboa, elevado em 1974 ao nível de Consulado Geral. Em 1977 tornou-se uma Embaixada, atingindo assim o mais alto nível em termos de relações diplomáticas plenas e, desde então, os dois países têm mantido e encorajado relações de amizade e cooperação num vasto leque de áreas como a tecnologia e a inovação, a investigação científica, a pesquisa marítima, a agricultura e gestão da água, a energia ou o ciberespaço.

Esta emissão é composta por um selo com o valor facial de 0,80€ e uma tiragem de 120 000 exemplares. O selo tem o formato de 40 X 30,6mm e o design esteve a cargo do Atelier Deisng&etc. 

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores em Lisboa, Munícipio no Porto, Zarco no Funchal, e Antero de Quental em Ponta Delgada.