CTT vencem "Óscares" da Filatelia

26 de junho, 2018

Foto da notícia

A Comissão Internacional do Prémio ASIAGO de Filatelia (Itália), um dos mais antigos e prestigiados galardões do mundo para o design filatélico, muitas vezes designados como os “Óscares da Filatelia”, atribuiu o Prémio ASIAGO 2017 à Emissão Filatélica dos CTT - Correios de Portugal dedicada à Visita de Sua Santidade o Papa Francisco I a Fátima, por ocasião do Centenário das Aparições de Nossa Senhora.

Esta emissão foi articulada com os Serviços Históricos e Culturais do Santuário de Fátima e recebeu ainda a validação do Vaticano no que respeitou à reprodução da imagem de Sua Santidade o Papa Francisco I.

Os CTT Correios de Portugal já receberam por 9 vezes este importante galardão, que tem o alto patrocínio da Presidência da República Italiana.

A emissão filatélica da Visita de sua Santidade Papa Francisco, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, tem uma folha especial, com quatro selos, e uma tiragem de 140 mil exemplares.

Muitos Papas revelaram desde muito cedo um interesse especial sobre as Aparições de Nossa Senhora de Fátima. O primeiro Papa a visitar Fátima na plenitude do seu cargo foi Paulo VI, que ali se dirigiu pessoalmente a 13 de maio de 1967.

S. João Paulo II tem de ser considerado o Papa peregrino de Fátima. Visitou por três vezes o Santuário, uma das quais em agradecimento pela intercessão da Virgem na ocasião do atentado de que foi alvo – a bala que lhe atravessou o abdómem no dia 13 de maio de 1981 está hoje na coroa da imagem da Virgem na Cova da Iria.

Bento XVI esteve em Fátima nas suas funções de prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé em 13 de outubro de 1996 e visitou o Santuário, como Papa, a 13 de maio de 2010.

Já em 2017, o ano do Centenário das Aparições, o Santuário foi visitado pelo Papa Francisco I, que presidiu às celebrações do 13 de maio em Fátima.