CTT mobilizam voluntários para defender Biodiversidade

21 de maio, 2013

Correios associam-se ao Dia Internacional da Biodiversidade. Voluntários dos CTT fazem levantamento de espécies portuguesas

Os CTT associam-se ao Dia Internacional da Biodiversidade, que se celebra no próximo dia 22 de maio, com um conjunto de atividades onde se inclui o envolvimento de voluntários dos CTT na observação e identificação de espécies portuguesas, algumas das quais ameaçadas e endémicas.

Este projeto é realizado em parceria com a BioDiversity4All – Biodiversidade Para Todos (www.biodiversity4all.org), uma Organização Não Governamental (ONG) de Ambiente. Os trabalhadores e voluntários CTT, com a ajuda de um kit explicativo, contribuirão para a identificação das espécies que esta organização tem vindo a registar desde 2009, contando com uma base de dados alimentada por mais de 1500 1400 utilizadores e 40 parceiros. Estão já catalogadas 150 mil ocorrências.

Já na próxima quarta-feira, pelas 17h00, os CTT e a BioDiversity4All oferecem a todos os que desejarem assistir uma palestra científica no Auditório do Edifício CTT, no Parque das Nações, em Lisboa, sobre Biodiversidade, com a presença de especialistas da área. A apresentação será difundida, através de video-conferência, para os Centros de Produção e Logística dos CTT de Cabo Ruivo (Lisboa), Taveiro (Coimbra) e Maia.

Para o mesmo dia após a palestra está marcada uma primeira sessão de trabalho de campo, nos terrenos do Parque das Nações, de identificação de líquenes, a que se seguirá, no sábado seguinte, uma sessão de observação, identificação e recolha de espécies do litoral marinho zona da Praia do Magoito, em Sintra.

O programa “Pé n’A Terra 2013” decorre a nível nacional entre os dias 18 e 26 de Maio, com variadas iniciativas que procuram unir a população e a comunidade científica em torno da sensibilização e aprendizagem sobre a natureza que nos rodeia, contando com o apoio da comunidade empresarial e outras instituições. O programa decorre na linha da chamada “citizen science” (ciência participativa) e os dados recolhidos irão alimentar bases de dados científicas internacionais.

Os CTT contam já com um histórico consistente de envolvimento em ações de voluntariado, patrocínio e parceria com várias ONG de relevo na nossa sociedade. A adesão e mobilização interna por parte dos trabalhadores do Grupo CTT tem sido um fator de coesão e de aprendizagem sobre temas que a todos dizem respeito. Tais iniciativas são um verdadeiro contributo de Responsabilidade Social que os CTT mantêm perante a comunidade, na defesa e preservação dos recursos naturais que são património das gerações atuais e vindouras.


Iniciativas CTT - Pé n’A Terra 2013:

  • Dia 22 (4ªFeira) das 17h00 às 17h45:
    • Palestra científica no Auditório do Edifício CTT sobre Biodiversidade, com a presença de especialistas da área. Apresentação difundida, através de video-conferência, para os Centros de Produção e Logística de Cabo Ruivo, Taveiro e Maia.
    • Trabalho de campo, orientado por um especialista, com a duração de cerca de 1 hora nas imediações do Parque das Nações em Lisboa. Os participantes inscritos têm por objetivo aprender a observar e identificar líquenes.
  • Dia 25 (sábado) das 7h00 às 14h00:
    • Ação de Voluntariado Ambiental, para identificação e registo de espécies na zona da Praia do Magoito (Sintra). Esta iniciativa será dedicada à observação e recolha de espécies do litoral marinho. Todos os registos e habitats identificados pelos participantes serão posteriormente tratados e introduzidos na base de dados da BioDiversity4All.