CTT lançam Selos de Idanha-a-Nova e Óbidos Cidades Criativas da Unesco

18 de outubro, 2017

Os CTT homenageiam Idanha-a-Nova e Óbidos numa emissão filatélica que será lançada no próximo dia 19 de outubro, a propósito da rede de Cidades Criativas da UNESCO. Ambas as localidades receberam este reconhecimento, em virtude da promoção de iniciativas de caráter musical e literário, respetivamente, que protagonizam. Ambas têm em comum uma enorme história e tradição mas também o facto de terem sabido reinventar-se ao longo do tempo.

Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi reconhecida pela UNESCO por apostar em novas infraestruturas e promover ativamente a investigação das suas tradições. Esta localidade promove ao longo do ano uma grande quantidade de eventos musicais.

Óbidos, no distrito de Leiria, está assente nos fortes alicerces do seu castelo, da sua muralha e da sua história, e é considerada pela UNESCO uma cidade criativa para a Literatura. Vários projetos antecederam este reconhecimento, caso da transformação de uma igreja em livraria ou de um mercado onde livros ocuparam as paredes e as bancas das frutas e dos legumes.

Estas classificações da UNESCO são um reconhecimento e um estímulo que pretendem reforçar a estratégia de desenvolvimento destas áreas, estimular a criação de riqueza e emprego e contribuir para a fixação e captação de pessoas nestas localidades.

Com esta emissão, os CTT prosseguem os objetivos de divulgação da riqueza da herança cultural, social e arquitetónica portuguesa, fixando-a em selos. Os CTT têm por desígnio tornar objeto das suas emissões filatélicas motivos de elevado interesse nacional e internacional ou comemorar factos, como é o caso da efeméride da distinção destas duas cidades como Cidades Criativas da UNESCO.

Esta emissão é composta por dois selos, ambos com o valor facial de 0,85€ e uma tiragem de 105 000 exemplares cada. O design esteve a cargo de Vasco Martins. Os selos têm um formato de 40 X 30,6 mm. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores em Lisboa, Munícipio no Porto, Zarco no Funchal, Antero de Quental em Ponta Delgada, Loja CTT Idanha-a-Nova, e Loja CTT Óbidos.