CTT cumprem Indicador Global de Qualidade de Serviço em 2017

16 de março, 2018

Os CTT asseguram, enquanto concessionários do Serviço Postal Universal, os padrões de qualidade de serviço e cobertura de rede previstos na Lei e no Contrato de Concessão.

Relativamente ao ano de 2017, os CTT cumpriram uma vez mais o Indicador Global de Qualidade de Serviço, tendo atingido um valor de 110,1, superior ao objetivo definido de 100.

Este indicador global, que engloba 11 indicadores específicos, é dos mais abrangentes em termos de diversidade de critérios a nível europeu, englobando diversas componentes relativas à entrega de correio e também o tempo de fila de espera no atendimento.

Em 2017, os CTT aumentaram o número de indicadores acima do objetivo e corrigiram a performance de um indicador relacionado com o correio normal (o único inferior ao mínimo em 2016), tendo um dos indicadores relacionados com o correio azul e um dos relacionados com o correio transfronteiriço (que não depende exclusivamente dos CTT) passado a estar abaixo do mínimo. Os indicadores mais relevantes, relacionados com correio normal, correio registado, encomendas e tempo de atendimento, foram cumpridos.
 

CTT aumentaram o número de indicadores acima do objetivo face a 2016

 
O mercado de serviços postais, extremamente desafiante fruto da queda estrutural dos volumes de correspondências, encontra-se liberalizado, podendo qualquer empresa nele operar.

Os CTT não recebem qualquer compensação por ser o prestador do Serviço Postal Universal.

É fundamental desenvolver em permanência um modelo de sustentabilidade de longo prazo para o sector de serviços postais e para o Serviço Público, dado que o volume de correspondências tem estado numa contínua diminuição desde 2001, sendo hoje cerca de metade do número de cartas enviado naquele ano (cerca de 700 milhões de correspondências em 2017, cerca de 1400 milhões em 2001). Esta fortíssima redução é consequência da digitalização da sociedade e da economia, verifica-se em Portugal como em todos os países europeus e noutras partes do mundo e tem vindo a impor uma profunda transformação de todos os operadores postais.

Os CTT têm vindo a desenvolver uma estratégia de transformação do seu negócio para garantir a qualidade, a eficiência e a sustentabilidade de longo prazo da empresa, quase a completar 500 anos e empregando mais de 12 000 pessoas.