CTT celebram festas da Nossa Senhora da Agonia, Santo Estevão e São Mateus

26 de julho, 2013

3ª série de emissão filatélica continua a homenagear Festas Tradicionais Portuguesas.

Os CTT - Correios de Portugal lançam uma nova edição de selos auto adesivos que celebra entre outras, a Festa de Nossa Senhora da Agonia, a Festa de Santo Estevão, e a Festa de São Mateus. À semelhança do que já tinham feito em emissões anteriores os CTT voltam a dedicar uma série filatélica a algumas das feiras que melhor representam a portugalidade.

Famosa pelos caretos que povoam o imaginário português, a Festa de Santo Estevão, símbolo de Ousilhão, faz parte do Ciclo dos Doze Dias do Nordeste transmontano. A Feira de São Mateus, ícone de Viseu, foi instaurada como Feira Franca em 1392 pelo Mestre de Avis D. João I como forma de agradecimento à cidade pelo seu apoio na crise de sucessão dinástica de 1383-1385. Por fim, a Festa da Nossa Senhora da Agonia, ex-libris de Viana do Castelo, tem como traço essencial a devoção das gentes do mar e é sobretudo lembrada pelo fausto dos trajes e ouros das mordomas, bem como pela riqueza do cortejo etnográfico.

Os CTT - Correios de Portugal procuram desta maneira não só prestar uma homenagem a estas festas tão características das suas cidades mais também fazer com que, através de uma emissão base, cheguem a um maior número e pessoas, cruzando no seu caminho pedaços da História de Portugal. 

Para esta homenagem, os CTT optaram por lançar uma emissão base com um formato de 25 x 30 mm e sem limite de tiragem de selos. Para correspondência até 20 gramas para destinos nacionais em correio normal (N20g) será usado o selo representativo do S. Mateus, para destinos nacionais em correio azul (A20g) o selo destinado é o da festa da Nª Senhora da Agonia e para destinos na Europa (E20g) será usado o selo que celebra a festa de Stº Estevão. Os CTT – Correios de Portugal agradecem a Clara Saraiva e Benjamim Enes Pereira todo o trabalho realizado para esta emissão, bem como ao Atelier Whitestudio, responsável pelo design. 

As obliterações de primeiro dia decorreram na Lojas CTT dos Restauradores em Lisboa, na Loja do Município no Porto, na Loja Zarco do Funchal, e na Loja Antero de Quental em Ponta Delgada.