CTT apresentam e-Commerce Report 2018

9 de novembro, 2018

Os CTT – Correios de Portugal apresentam a terceira edição do e-Commerce Report CTT, um documento que agrega as principais iniciativas e tendências do comércio eletrónico e que revela que o e-Commerce em Portugal mantém a tendência de crescimento, ainda que a um ritmo mais lento do que a generalidade dos países do Sul da Europa.

Em Portugal, o e-commerce cresceu 12,5% em 2017, mais dois pontos percentuais do que em 2016, alcançando um valor total de 4.145 milhões de euros. Atualmente, quatro em cada dez portugueses compra online. O relatório conclui ainda que as principais razões que levam os portugueses a comprar online são os preços mais baixos, a facilidade de compra, as promoções e a conveniência proporcionada por poderem comprar a qualquer hora.

Alberto Pimenta, Diretor de e-Commerce dos CTT, defende que “os CTT têm a ambição de continuar a liderar o desenvolvimento e construção do ecossistema nacional de e-commerce, de onde destacamos a expansão da sua oferta e-Segue e o lançamento para breve de um marketplace, o Dott”.

“Além disso, continuamos a apostar na inovação, no sentido de propiciar aos ebuyers a melhor experiência de entregas das suas compras online, através do lançamento de pilotos de soluções de conveniência no last mile, como o estão a ser os cacifos automáticos e, em breve, a solução de distribuição dinâmica SuperExpress na cidade de Lisboa”, acrescenta o Diretor de E-commerce dos CTT.

O comércio eletrónico em Portugal é uma opção real de compras para um número crescente de portugueses e onde se verifica o aumento a dois dígitos do volume de compras efetuado e onde há ainda muito espaço para crescer.

O relatório conclui ainda que os ebuyers compram cada vez mais frequentemente, mas com um valor médio por compra mais baixo. Este fenómeno reflete um maior grau de confiança na decisão de compra online por parte de um maior número de compradores já existentes no mercado, que propicia as compras por impulso, aproveitando as promoções e campanhas.

Os ebuyers efetuam 15,2 compras por ano, mais 4 compras do que em 2016 (+33%), gastando em média em cada compra 51,49€. Do total de compras, cerca de 80% estão associadas à aquisição de produtos. A média de produtos adquiridos por compra é de 2,1 produtos. Seis em cada dez compradores fazem compras online uma ou mais vezes por mês (+17% face ao ano anterior).

No curto prazo, o envolvimento com a compra online por parte dos ebuyers continuará a aumentar, sobretudo devido à comodidade e facilidade de compra, a bons preços e a boa experiência de compra.

A utilização de dispositivos móveis na compra online continuará a aumentar, sendo que se manterá estável o perfil de consumo dos diversos meios de pagamento, não se antevendo no curto prazo alterações significativas neste domínio.

Esta é a terceira edição do e-Commerce Report dos CTT, suportado num estudo de mercado e complementado com uma síntese dos resultados de um barómetro que auscultou o mercado.

O estudo de mercado e-Commerce foi realizado em Portugal entre maio e julho de 2018 e consistiu em 742 inquéritos telefónicos a compradores online, 100 inquéritos telefónicos a retalhistas com vendas online, 18 entrevistas presenciais a retalhistas com vendas online e 9 entrevistas presenciais a operadores de distribuição.