CTT agilizam desalfandegamento

28 de fevereiro, 2019

Os CTT - Correios de Portugal têm à disposição dos seus clientes um portal online que permite o desalfandegamento de encomendas de forma rápida e eficaz. Na busca de tornar a experiência dos seus clientes cada vez mais simples, os CTT desenvolveram o portal Processo Aduaneiro para que os utilizadores dos seus serviços possam realizar o processo de desalfandegamento quando e onde quiserem.

Disponível em www.ctt.pt, o portal Processo Aduaneiro permite aos clientes dos CTT, aceder à informação das suas encomendas e ao estado das mesmas, simular os direitos aduaneiros, assim como entregar toda a informação necessária, reduzindo de forma expressiva o tempo médio de desalfandegamento.

A facilidade de utilização do portal Processo Aduaneiro é apenas uma das suas vantagens. Após receção do objeto em Portugal, os CTT emitem um aviso de desalfandegamento em nome do destinatário, que informa qual a documentação a ser apresentada. Para iniciar o processo, o destinatário só tem de aceder a www.ctt.pt e fazer login. De seguida, preenche os campos solicitados (com a informação relativa à natureza da transação, detalhes da compra e toda a restante informação legalmente exigida no processo), e anexa os documentos de suporte à compra. A partir deste momento o destinatário poderá iniciar o desalfandegamento.

Até ao momento, mais de 20 mil encomendas foram desalfandegadas através deste portal, sendo que na grande maioria dos casos não foi necessário solicitar documentação adicional. Este portal está disponível para todos os destinos em Portugal Continental, Açores e Madeira.

Os CTT têm apostado no Expresso e Encomendas enquanto pilar na sua estratégia de crescimento. O volume de encomendas entregues pelos operadores postais europeus aumentou, em média, 8% ao ano entre 2012 e 2016. Em 2017 o volume entregue pelos CTT em Portugal e em Espanha aumentou mais de 20%.