André Gorjão Costa

CFO, Administrador Executivo

Data de nascimento
01 de junho de 1973, Portugal
Data da 1ª designação
24 de agosto de 2012
Mandato
2017 / 2019

Formação académica

  • 1996: Licenciatura em Economia, Universidade Nova de Lisboa

Cargos internos de administração e fiscalização

  • 2017 - ...: Membro do Conselho de Administração e Chief Financial Officer (CFO) dos CTT (detém o cargo desde 2012, reeleito para o mandato 2017-2019)
  • 2015 - ...: Membro (Não-Executivo) do Conselho de Administração do Banco CTT, S.A.
  • 2014 - ...: Membro dos Conselhos de Administração da CTT Expresso - Serviços Postais e Logística, S.A. e da Tourline Express Mensajería, S.L.U.
  • 2012 - ...: Presidente do Conselho de Administração da Payshop (Portugal), S.A.

Outros cargos internos

--

Experiência profissional

Desde 2012 que é CFO dos CTT sendo esta a sua principal ocupação profissional desde essa data. Nessa qualidade, é responsável pelas áreas de Finanças & Risco, Contabilidade & Tesouraria e Planeamento & Controlo, Recursos Físicos e Segurança, Compras e Logística bem como pelas áreas de Regulação e Concorrência e Relações com Investidores.

Com um percurso profissional de 16 anos na banca comercial e de investimento no Grupo Santander, desempenhou diversos cargos dentro do Grupo em Portugal e no estrangeiro. Integrou a equipa de Corporate Finance do Banco Santander de Negócios em 1996 tendo posteriormente liderado a equipa cross border na área de Fusões e Aquisições onde foi responsável por várias aquisições em países da América Latina. Em 2000, foi nomeado Diretor de Corporate Banking, sendo responsável pela criação do Departamento de Clientes Globais do Santander e pelas relações com os principais clientes empresariais portugueses (atuando na qualidade de consultor de grandes empresas cotadas em muitas transações de relevo em Portugal, Espanha e Brasil).

Em 2007, foi nomeado Diretor Executivo de Credit Markets do Banco Santander em Portugal, numa altura em que o Santander foi escolhido como Bookrunner em muitas emissões de Eurobonds e Mandated Lead Arranger em alguns dos mais importantes financiamentos de projetos nos setores de renováveis e infraestruturas em Portugal, assim como a montagem dos financiamentos de diversas transações de M&A.

Cargos de administração e fiscalização em outras empresas (últimos 5 anos)

  • 2017 - ...: Membro da Direção da AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado
  • 2012 - ...: Membro Não-Executivo do Conselho de Administração do Eurogiro A/S, sendo seu Vice-Presidente Não-Executivo desde 2015
  • 2006-2012: Sócio-Gerente da Pleximyng, Lda.

Outros cargos externos

--