1520 Startup Program

Talvez em 1520 ainda não existisse significado para o termo "startup", mas a verdade é que, nesse mesmo ano, o Rei D. Manuel I teve a brilhante ideia de criar o primeiro serviço de correio público do país.

Passados quase 500 anos, os CTT passaram de startup a bandeira nacional, alavancando um número inimaginável de soluções, serviços e produtos disponíveis através da sua rede: passaram pelo estabelecimento do transporte regular de correio por carruagens de Mala-Posta (1798) e por ambulâncias postais ferroviárias (1866), pela introdução do selo (1853) e do código postal na distribuição (1978). Os Correios Portugueses são um operador multisserviços com vocação postal e financeira, de referência mundial em qualidade, eficiência e criação de valor, caracterizado por uma operação postal de referência no mercado ibérico, uma plataforma operacional e de distribuição líder e uma oferta abrangente de serviços financeiros, cujo ex-libris é o Banco CTT.

O que é?
Que áreas?
Quais as vantagens?
Como funciona?

1520 é a forma certa de lembrar às novas gerações que os CTT nunca deixaram de ter no seu ADN o que caracteriza uma startup: reinvenção constante e que, por isso, conquistaram o direito de dizer que são o melhor parceiro para novos negócios.

O 1520 Startup Program tem como principal objetivo apoiar e acelerar ideias/soluções de negócio alinhadas com as necessidades e com os objetivos estratégicos do grupo CTT.  

Os CTT oferecem a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas de futuro, seja na exploração conjunta de novas oportunidades de negócio, seja numa perspetiva de otimização de operações ou eficácia comercial.

Os CTT oferecem a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas de futuro, seja na exploração conjunta de novas oportunidades de negócio, seja numa perspetiva de otimização de operações ou eficácia comercial.

  • Comunicações

    Está no ADN dos CTT colocar pessoas e entidades a comunicar entre si, de forma física ou digital (ex: o ViaCTT). Os CTT são um Hub de comunicações com abrangência e capilaridade sem paralelo no panorama nacional.

  • E-Commerce

    O E-Commerce está em processo de explosão em Portugal e os CTT estão na linha da frente para capturar essa tendência, através do desenvolvimento de projetos e soluções que potenciem este ecossistema. Os CTT ambicionam disponibilizar soluções e serviços, neste domínio, que primem pela sua fiabilidade, simplicidade, agilidade e conveniência.

  • Logística e Operações

    Os CTT são o maior operador logístico nacional, com uma rede espalhada por todo o País e que percorre praticamente todas as ruas, todos os dias. Os ativos e recurso envolvidos (veículos e carteiros), aliados às preocupações de sustentabilidade ambiental, representam uma enorme oportunidade de disponibilização de serviços claramente inovadores.

  • Fintech

    O Banco CTT é o Banco de maior crescimento em Portugal e a Payshop a maior rede de pagamentos – o que representa prioridades de crescimento estratégico para o grupo CTT. As necessidades dos segmentos que endereçam representam também uma oportunidade de desenho de mais soluções simples, mas seguras.

  • Publicidade

    Os CTT têm um portefólio de soluções de Publicidade, que vai desde o email marketing, sms marketing a correio publicitário, chegando a todas as casas do País através de campanhas de alto valor e retorno para os anunciantes. Os CTT são a empresa que melhor combina a comunicação física com a digital e por isso tem uma enorme apetência e potencial para disponibilizar soluções inovadoras no domínio da publicidade.

  • Retalho

    Os CTT têm hoje a maior rede de retalho nacional, com mais de 600 lojas, 1 700 postos de correio e 4 000 agentes Payshop, disponíveis para testar soluções inovadoras.

A inclusão no programa de aceleração dos CTT, para além da perspetiva de trabalho conjunto, dá-lhe acesso a um conjunto de outros recursos como o know-how das equipas CTT, networking e descontos.

  • Condições Especiais CTT

    Acesso a produtos CTT tais como CTTAds, CTT e-segue e outros em condições promocionais, assim com utilização dos meios de comunicação interna e externa CTT (CTTTV, Rede de Lojas, Redes Sociais)

  • Mentoring

    Aprendizagem através de mentores experientes das diferentes áreas corporativas e operacionais dos CTT.

  • Networking

    Oportunidades de networking com o ecossistema CTT, nacional e internacional (parceiros, outros operadores postais, etc.).

  • Beta Testers

    Internamente os colaboradores CTT podem testar e dar feedback sobre os produtos /serviços em fase de teste.

  • Pilotos Técnicos e de Mercado

    Teste das soluções/serviços e apoio no go to market dos produtos com a possibilidade de poder integrar o negócio dos CTT.

  • Financiamento

    Possibilidade de financiamento para projetos de implementação, parceria ou aquisição (Avaliado caso a caso).

Não queremos perder boas ideias/soluções e por isso o 1520 Startup Program funciona durante todo o ano, sem paragens ou datas definidas.

Caso seja uma startup que disponibilize produtos/serviços alinhados com as necessidades dos CTT, basta apenas preencher o formulário de candidatura e ver  quais as áreas de interesse dos CTT.

O programa está estruturado com 5 fases distintas e consecutivas; assim para qualquer startup as etapas a percorrer são: