25 Abril - 40 Anos

Associando-se às comemorações dos quarenta anos do 25 de abril, os CTT assinalam esta data com o lançamento de um livro e de uma emissão de selos comemorativos que constituem uma radiografia multifacetada dos anos posteriores à também chamada revolução dos cravos.

Da autoria de António Costa Pinto, a obra acompanha os acontecimentos mais relevantes que marcaram a fase de transição para a Democracia, sobretudo os anos que vão de 1974 a 1976, período em que se agudizaram as tensões político-sociais, e durante o qual ocorreu o processo de independência das ex-colónias portuguesas.

Autor:

António Costa Pinto é professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, foi professor visitante nas Universidades de Stanford e de Georgetown, do Instituto de Estudos Políticos, em Paris, e pesquisador visitante nas Universidades de Princeton e da Califórnia-Berkeley. Foi ainda presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política, sendo as suas principais áreas de investigação o fascismo e autoritarismo, democratização, União Europeia e o estudo comparativo das mudanças políticas na Europa do Sul. Colabora regularmente na imprensa rádio e televisão, e tem vários livros publicados, entre os quais a 1ª República Portuguesa, editado pelos CTT em 2010.

Ficha técnica:

Título: 25 de Abril 40 Anos
Autor: António Costa Pinto
Edição: Clube do Colecionador dos Correios
Design: Atelier Folk Design
Formato: 24,5 x 24,5 cm
Nº de páginas: 160 (com o cólofon incluído)
Tiragem: 3700 exemplares Contém 2 selos e 1 bloco da emissão filatélica 25 de Abril – 40 Anos, de 2014
ISBN 978 – 972 – 8968 – 56 -4